Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Comitê convoca aliados de Trump para depor sobre invasão ao Capitólio nos EUA

    Entre os nomes ligados ao ex-presidente dos EUA, Donaldo Trump, foram intimados a depor Mark Meadows, Dan Scavino, Steve Bannon e Kash Patel

    Ryan NoblesAnnie Grayerda CNN*

    O comitê que investiga o motim de 6 de janeiro no Capitólio dos Estados Unidos, sede do Congresso norte-americano, emitiu sua primeira rodada de intimações nesta quinta-feira (23), que tem na mira os assessores próximos e aliados do ex- presidente Donald Trump.

    As intimações vêm no momento em que o comitê selecionado busca investigar os esforços que a Casa Branca sob gestão de Trump empreendeu para potencialmente derrubar a eleição presidencial de 2020, e como a disseminação de desinformação alimentou a raiva e a violência que levaram à insurreição do Capitólio.

    Por enquanto, são quatro intimações. Todas direcionadas a ex-chefes de gabinetes do ex-presidente Trump na Casa Branca.

    Os intimados são:

    • Mark Meadows, ex-chefe de gabinete;
    • Dan Scavino, ex-vice-chefe de gabinete;
    • Steve Bannon, ex-conselheiro;
    • Kash Patel, ex-chefe de gabinete do então secretário de Defesa em exercício, Christopher Miller, que também serviu como assessor do deputado republicano Devin Nunes.

    Os ex-funcionários do governo Trump estão recebendo intimações para depoimentos e registros privados. Todas as solicitações de documentos devem ser feitas até 7 de outubro.

    O comitê solicita que Patel e Bannon compareçam em 14 de outubro, enquanto Scavino e Meadows devem comparecer perante o comitê em 15 de outubro.

    Texto em atualização.

    (Essa matéria foi traduzida. Clique aqui para ler a original em inglês)