Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Comissária da Polícia Metropolitana de Londres anuncia que vai deixar o cargo

    Cressida Dick era chefe da operação que terminou com a morte do brasileiro Jean Charles de Menezes no metrô de Londres em 2005

    Renan de Souzada CNN

    A renúncia de Cressida Dick do posto de Comissária da Polícia Metropolitana de Londres foi anunciada em uma postagem da corporação no Twitter. Segundo o comunicado, ela afirma que é “claro que o prefeito de Londres não tem mais confiança suficiente” em sua liderança para continuar à frente da instituição. Dick afirmou que não resta outra opção que não seja a renúncia.

    A chegada de Cressida Dick ao posto mais alto da polícia de Londres sempre foi cercada de críticas. Em julho de 2005, ela era a coordenadora da operação que matou, aos 27 anos, o brasileiro Jean Charles de Menezes, na estação de metrô Stockwell. Ele foi erroneamente confundido com terroristas que atacaram e planejavam mais atentados contra o metrô de Londres. Uma investigação revelou uma série de erros na operação, mas Cressida Dick foi absolvida de culpa direta pela morte do brasileiro em 2007.

    Mais recentemente, críticas sugiram contra a polícia de Londres por táticas de abordagem a suspeitos e prisão de pessoas que participavam de uma vigília por por Sarah Everard, que foi sequestrada e morta em 2021.

    Em comum acordo com o prefeito de Londres, Sadiq Khan, ela vai continuar a frente do Met – como é conhecida da polícia metropolitana da capital britânica – até que alguém seja escolhido para substituí-la.

    Na carta de renúncia, Cressida Dick agradeceu aos colegas de trabalho e disse que “servir o povo de Londres e do Reino Unido tem sido a maior honra e privilégio” de sua vida. Ela está na corporação desde 1983.

    Até o momento, a Polícia de Londres e a prefeitura da cidade não anunciaram quem vai substituir Cressida Dick.

    Tópicos