Comandante que Ucrânia diz ter matado aparece em vídeo divulgado por canal russo
Na terça-feira (26), o Ministério da Defesa russo divulgou imagens de uma reunião que parecia incluir o almirante Viktor Sokolov por videoconferência
O almirante russo Viktor Sokolov, que a Ucrânia afirmou ter matado durante ataque à Crimeia na semana passada, apareceu numa entrevista em vídeo publicada por um canal militar russo nesta quarta-feira (27).
O comandante da Frota Russa do Mar Negro apareceu em um vídeo publicado pelo Zvezda News, o meio de comunicação dos militares russos no Telegram.
A CNN não conseguiu verificar a data em que a entrevista foi realizada e há poucos detalhes que revelem seu horário ou local.
A informação foi divulgada um dia após o Ministério da Defesa russo ter publicado um vídeo de uma reunião que parecia incluir Sokolov por videoconferência.
No vídeo mais recente, Sokolov diz: “A Frota do Mar Negro está executando as tarefas definidas pelo comando com confiança e sucesso”.
“Como vocês sabem, o feito heroico de nossos fuzileiros navais praticamente nunca sai da tela da televisão central”, continuou ele.
Sokolov também se refere ao prêmio “Ordem de Ushakov”, concedido à 810ª Brigada de Fuzileiros Navais da Rússia. O prêmio foi concedido no dia 29 de agosto, segundo o governador de Sebastopol, Mikhail Razvozhaev.
Kiev disse na segunda-feira (25) ter matado Sokolov num ataque ao quartel-general da frota russa na Crimeia, na sexta-feira passada (22).
As Forças de Operações Especiais da Ucrânia declararam mais tarde que as suas unidades ainda estavam “esclarecendo” se ele estava ou não entre os mortos.
Na terça-feira (26), o Kremlin recusou-se a confirmar se Sokolov estava vivo ou não.