Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Com assassinato e troca de farpas, Índia, Canadá, Alemanha e China vivem tensões

    Relações diplomáticas foram abaladas em meio à Assembleia-geral da ONU, que ocorre em Nova York, nos Estados Unidos

    Américo Martinsda CNN

    Londres, Reino Unido

    Com acusação de assassinato e troca de farpas, Índia, Canadá, de um lado, e Alemanha e China, de outro, vivem duas tensões diplomáticas diferentes paralelamente à Assembleia-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorre em Nova York, nos Estados Unidos.

    No caso da China e da Alemanha, a discussão é referente a democracias e regimes ditatoriais.

    Já no segundo, entre Canadá e Índia, há uma acusação de assassinato a mando do governo indiano. Entenda abaixo.

    China e Alemanha

    No primeiro caso, a ministra das relações exteriores alemã chamou o presidente chinês Xi Jinping de “ditador”. O que a China respondeu com uma convocação de Pequim ao embaixador alemão no país. A ideia era repreendê-lo pela declaração.

    A ministra Annalena Baerbock fez as observações em entrevista durante uma visita aos Estados Unidos.

    Quando questionada sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia, ela disse: “Se Putin vencer esta guerra, que sinal isso representaria para outros ditadores no mundo, como Xi Jinping, o presidente chinês?”.

    O Ministério das Relações Exteriores da China disse que o país estava “muito insatisfeito” com os comentários de Baerbock e que “se opõe firmemente” a eles.

    Índia e Canadá

    O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse, na segunda-feira (18), que as agências de inteligência do país estavam investigando ativamente alegações que ligavam o governo indiano ao assassinato de Hardeep Singh Nijjar, no estado canadense de Colúmbia Britânica em junho deste ano.

    A Índia rapidamente rejeitou a afirmação, considerando-a absurda.

    Como resposta, o governo indiano expulsou um diplomata canadense do país, agravando ainda mais as relações diplomáticas entre os dois membros do G20.

    O caso atrapalhou negociações sobre um potencial acordo comercial bilateral e pode levar a consequências mais sérias entre os dois países.

    VÍDEO – Canadá acusa Índia de mandar assassinar ativista

    *Publicado por Pedro Jordão, da CNN em São Paulo