Colômbia declara situação de desastre natural devido aos incêndios florestais
Fogo também atinge parte do Chile, que está em alerta vermelho
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, nesta quarta-feira (24) declarou situação de desastre natural, depois que os incêndios florestais atingiram todo os país. A medida libera fundos para combater as chamas em meio às altas temperaturas e ao fenômeno climático de El Nino.
A Colômbia apagou cerca de 204 incêndios este mês – cerca de oito por dia – e 25 incêndios continuaram a tomar conta das florestas, de acordo com um relatório do Ministério do Meio Ambiente e da agência de desastres.
Mais perto da capital, uma fumaça surgiu de uma área montanhosa e arborizada a leste de Bogotá na quarta-feira à tarde, enquanto os vizinhos observavam helicópteros transportando água para combater o incêndio.
Chile está em alerta vermelho para incêndios florestais
Incêndios florestais na região sul da Araucania, no Chile, queimaram quase 90 hectares, segundo a Corporação Florestal Nacional do Chile (CONAF).
As autoridades da CONAF disseram que os bombeiros na comuna de Lautaro estavam combatendo nove incêndios ativos na manhã de quinta-feira perto de áreas povoadas.
Um bombeiro voluntário ficou ferido enquanto trabalhava e 25 casas foram evacuadas como medida preventiva.
O Serviço Nacional de Prevenção de Desastres (SENAPRED) declarou alerta vermelho para incêndios em Lautaro desde quarta-feira (24).