Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cofundador do Talibã, Mullah Baradar retorna ao Afeganistão, disse fonte à CNN

    Mullah Abdul Ghani Baradar, vice-líder do grupo, não pisava no país há 20 anos

    Mullah Abdul Ghani Baradar, cofundador do Afeganistão, em reunião em Moscou
    Mullah Abdul Ghani Baradar, cofundador do Afeganistão, em reunião em Moscou Foto: Alexander Zemlianichenko/Pool/AFP/Getty Images

    Vasco Cotovio, da CNN

    O cofundador e vice-líder do Talibã, Mullah Abdul Ghani Baradar, está retornando ao Afeganistão, disse uma fonte, com conhecimento de seus movimentos, à CNN na terça-feira (17).

    “Mullah Baradar, com uma série de altos funcionários do Talibã, deixaram Doha para a província de Kandahar no Afeganistão”, afirmou a fonte, sem fornecer detalhes adicionais.

    O vice-líder e cofundador do Talibã não põe os pés no Afeganistão há 20 anos. Atualmente, ele chefia o gabinete político do grupo.

    Em 2010, ele foi preso no vizinho Paquistão pelas forças de segurança do país e libertado em 2018, quando os EUA intensificaram os esforços para deixar o Afeganistão.

    O presidente Donald Trump e Baradar, que foi o principal negociador do Talibã, falaram por telefone no ano passado, depois que os EUA e o grupo assinaram um acordo histórico no Catar em março de 2020. Trump considerou que foi uma boa conversa.

    “O relacionamento que tenho com o Mullah é muito bom”, disse Trump. “Eles querem acabar com a violência, eles gostariam de acabar com a violência”, afirmou o ex-presidente dos EUA.

    Baradar também se encontrou com o ministro das Relações Exteriores da China, em Tianjin, China, em julho.

     

    (Texto traduzido. Leia o original em inglês.)