Chinês sobe em balão para colher pinhões, perde controle e fica 300 km distante
Equipe de resgate composta por mais de 500 pessoas o resgatou após dois dias
Um homem que perdeu o controle de seu balão de hidrogênio enquanto colhia pinhões na China foi encontrado e resgatado — após pousar em uma floresta dois dias depois e a mais de 300 quilômetros de distância.
O homem, de sobrenome Hu, estava trabalhando ao lado de um colega no domingo no condado de Hailin, província de Heilongjiang, quando perdeu o controle do balão. Enquanto seu colega saltava para a segurança, Hu perdeu a chance e se afastou.
Ele não foi encontrado até as 9h, horário local, na terça-feira (6), quando — depois de rastrear seu sinal de celular — uma equipe de resgate composta por mais de 500 pessoas da polícia local e bombeiros avistou seu balão preso em uma árvore. O Global Times informou na quarta-feira (7).
“Quase desisti”, disse Hu à emissora estatal chinesa CCTV. “Graças aos socorristas, caso contrário, eu não estaria vivo.”
Hu disse aos entrevistadores que estava com frio e com fome durante a provação. No entanto, ele estava praticamente ileso, sofrendo o que foi descrito como apenas ferimentos leves na cintura.
O uso de balões de hidrogênio ou hélio para colher pinhões se tornou mais comum na China nos últimos anos e ocasionalmente há relatos de catadores sendo arrastados – embora geralmente não até Hu.
Em 2019, dois homens colhendo pinhas nas montanhas de Changbai, na China, perderam o controle de seu balão e flutuaram 10 quilômetros – antes de pousar com segurança e serem presos por violar os regulamentos da aviação. Em outro caso, em 2017, um catador de nozes desapareceu perto da fronteira com a Coreia do Norte depois que seu balão se soltou.
Mesmo sem balões fora de controle, colher pinhões na China pode ser um negócio perigoso. Tradicionalmente, os catadores que usam sapatos cravados sobem nas árvores – que podem crescer até 20 metros – e as quedas podem ser fatais.