Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    China está “seriamente preocupada” com colapso de barragem, diz porta-voz

    Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, destacou que o país está atento aos impactos humanitários, econômicos e ecológicos causados ​​pela destruição da barragem

    Nível da água subiu perigosamente em Kherson e outras cidades da região
    Nível da água subiu perigosamente em Kherson e outras cidades da região Seth Herald/Anadolu Agency via Getty Images

    Mengchen Zhangda CNN

    A China está “seriamente preocupada” com o colapso da barragem de Nova Kakhovka, na Ucrânia, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país na quarta-feira.

    “Estamos seriamente preocupados com a destruição da barragem de Kakhovka. Estamos profundamente preocupados com os impactos humanitários, econômicos e ecológicos causados ​​por ela”, disse Wang Wenbin em um briefing diário.

    Wang acrescentou que Pequim espera que todas as partes se comprometam com uma solução política para a crise na Ucrânia e trabalhem juntas para promover uma desescalada da situação.

    “Pedimos a todas as partes envolvidas nos conflitos que sigam o direito humanitário internacional e façam o possível para proteger a segurança dos civis e das instalações civis”, disse Wang. Enquanto isso, a União Europeia condenou ontem o incidente como “uma nova dimensão das atrocidades russas”.

    Milhares de pessoas foram evacuadas e há temores de uma catástrofe ecológica depois que a barragem de Nova Kakhovka e a usina hidrelétrica desabaram na terça-feira.

    Kiev e Moscou trocaram acusações sobre a destruição da barragem, sem fornecer provas concretas de que o outro é culpado. Ainda não está claro se a barragem foi atacada deliberadamente ou se o rompimento foi resultado de falha estrutural.

    O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no entanto, disse que a Rússia tem “responsabilidade criminal” e que a situação é uma “bomba de destruição em massa. Os promotores ucranianos estão investigando o incidente da barragem como um caso de “ecocídio”.

    As preocupações agora estão voltadas para os perigos para a vida selvagem, fazendas, assentamentos e abastecimento de água das enchentes e possível contaminação por produtos químicos industriais e óleo vazado da usina hidrelétrica no rio Dnipro.

     

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original