China: hotel usado para quarentena de coronavírus desaba
De acordo com imprensa estatal, havia 70 pessoas no local no momento do acidente
Um hotel de cinco andares, que estava sendo usado como unidade de quarentena para pessoas infectadas com o novo coronavírus, desabou neste sábado (7) no sudeste da cidade portuária de Quanzhou, na China. De acordo com a imprensa estatal, havia 70 pessoas no local no momento do acidente.
Um vídeo publicado pelo site estatal Beijing News mostra equipes de resgate trabalhando no local do acidente, em meio a destroços do Quanzhou Xinjia Hotel e levando feridos até ambulâncias.
O edifício desabou por volta das 19h30 (8h30 em Brasília) e 34 pessoas foram resgatadas em apenas duas horas, informou o governo de Quanzhou no site oficial.
Pânico
“Eu estava em um posto de gasolina e ouvi um som muito alto. Olhei para cima e todo o prédio desabou. Havia poeira em todos os lugares e fragmentos de vidro voavam”, contou uma testemunha no aplicativo Miaopai, serviço de compartilhamento de vídeos. “Eu estava tão assustada que minhas mãos e pernas tremiam”, disse ela.
Uma mulher que se identificou apenas pelo sobrenome, Chen, afirmou ao site do Beijing News que parentes dela, incluindo a irmã, estavam em quarentena no hotel, conforme legislações locais, após retornarem da província de Hubei, epicentro da doença.
Ela disse que a família estava para sair do local em breve, depois de completar 14 dias de isolamento. “Não consigo falar com eles, não estão atendendo o telefone”, contou.
“Estou em quarentena também (em outro hotel) e estou muito preocupada. Não sei o que fazer. Eles estavam saudáveis, mediam a temperatura todos os dias e os testes mostraram que tudo estava normal”, disse Chen.
Segundo o People’s Daily, jornal oficial do Partido Comunista da China, o hotel foi inaugurado em junho de 2018 com 80 quartos.