China celebra 100 anos de Partido Comunista; veja fotos da comemoração
Com mais de 90 milhões de membros, centenário reitera força do partido no país
[cnn_galeria id_galeria=”453777″ title_galeria=”China celebra 100 anos de Partido Comunista; veja fotos da comemoração”/]
A China comemora nesta quinta-feira (1º) os 100 anos de Partido Comunista. Uma celebração com marchas militares, aviões e helicópteros da Força Aérea do Exército, coreografias e coro estudantil foi realizada para marcar a data e reiterar a força do partido no país.
A Praça Tiananmen, em Pequim, foi o palco para o evento que reuniu milhares de pessoas, entre participantes e espectadores, em sincronia para celebrar o dia histórico para os chineses.
O líder comunista e presidente chinês Xi Jinping participou da celebração. Apesar de ser uma organização política decididamente ateísta, o Partido Comunista da China gosta de falar sobre suas origens em termos religiosos.
Atualmente, 95,2 milhões de pessoas são membros do partido – ou 6,7% da população chinesa.
Inicialmente fundado como um partido para camponeses e trabalhadores, o PCCh se tornou cada vez mais diversificado. Em 1982, mudou seu foco para o recrutamento de estudantes universitários e, em 2002, começou a receber empreendedores privados.
Os homens dominam o partido, com as mulheres representando apenas 28,8% dos membros. Todos os sete membros da liderança do partido são homens. Mais da metade dos membros possui ensino superior.