Chegada de ambulâncias a hospital de Gaza “é quase impossível”
Al Shifa foi ocupado por forças israelenses, que se retiraram revelando cenário de destruição
“É quase impossível” chegar ao hospital Al Shifa após a retirada de tropas israelenses do local, de acordo com a Defesa Civil de Gaza à CNN nesta segunda-feira (1º). Estradas danificadas na guerra entre Israel e Hamas dificultam o caminho.
“Neste momento, estamos apagando incêndios, recuperando corpos de mártires e movendo os feridos. Mas, infelizmente, as ambulâncias não conseguem chegar ao hospital por causa dos problemas na estrada”, disse à CNN Raed al-Dahshan, diretor de operações da Defesa Civil de Gaza.
A Defesa Civil de Gaza informou anteriormente que pelo menos 300 corpos foram encontrados até agora no hospital Al-Shifa, na cidade de Gaza, mas acrescentou que era difícil determinar o número exato de pessoas mortas já que forças israelenses enterraram corpos dentro e ao redor da Al-Complexo de Shifa e estradas próximas demolidas. A CNN é incapaz de verificar independentemente esses números devido à falta de relatórios de acesso à faixa.
Falando em frente a um prédio em chamas do hospital Al-Shifa, logo antes do nascer do sol, enquanto pessoas e grupos de resgate ainda estavam indo para o complexo, Al-Dahshan disse que estão trabalhando apesar dos recursos limitados.
“O hospital Al-Shifa está completamente queimado”, disse ele. “Mas queremos estar perto do nosso povo para salvar o que pudermos: apagar os incêndios que assolam a casa, parar os ferimentos e remover os corpos em decomposição”, acrescentou.