Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Chanceler russo quer Belarus como garantidor de segurança para a Ucrânia

    Sergei Lavrov afirmou que o vizinho pode fornecer as garantias necessárias depois que Kiev afirmar sua neutralidade

    Da CNN

    O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta sexta-feira (8) que Belarus deve fornecer garantias de segurança para a Ucrânia no futuro, assim que Kiev afirmar seu status neutro.

    “A pedido do lado ucraniano, seu status neutro, não-bloco e não nuclear deve ser acompanhado por garantias de segurança”, disse Lavrov.

    “Nós propusemos que a República de Belarus deveria, é claro, estar entre esses países garantidores.”

    Na terça-feira (5), o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que é preciso “jogadores sérios que estejam prontos para ir até o fim”, sobre as garantias de segurança para o país.

    “Precisamos de um círculo de países que em 24 horas nos forneçam quaisquer armas”, disse Zelensky.

    Esses países precisam ser estados “que tenham influência real sobre a política de sanções” e que estejam preparados para se mobilizar “assim que ouvirmos qualquer ameaça da Federação Russa”, acrescentou.

    Na quarta-feira (6), o Kremlin disse que as negociações de paz não evoluem tão rápida quanto gostaria. O governo russo acusa o Ocidente de tentar atrapalhar essas negociações, alimentando a “histeria” sobre alegações de crimes de guerra pelas forças de Moscou após sua retirada da região de Kiev.

    Em 28 de março, Zelensky afirmou que estava pronto para aceitar status neutro e não-nuclear: “este foi o primeiro ponto-chave para a Federação Russa, se bem me lembro. E pelo que me lembro, eles começaram a guerra por causa disso”, declarou, fazendo a ressalva de que qualquer acordo precisaria ser referendado pela população ucraniana.

    *com informações da Reuters