Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Casa Branca diz que vai acompanhar “de perto” acordo com Hamas

    Medida do governo Biden é para garantir que grupo islâmico cumpra as promessas, diz porta-voz do Conselho de Segurança Nacional

    Samantha WaldenbergBetsy Kleinda CNN

    A administração Biden vai acompanhar a implementação do acordo feito entre Israel e o Hamas, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, na quarta-feira (22).

    “Ninguém está fazendo rodeios aqui. Agora é o momento de todos observarem bem de perto, porque tudo se resume à implementação e execução [do acordo]”, disse Kirby em um briefing virtual para a comunidade judaica americana.

    Kirby disse que o governo estará observando “muito de perto” para garantir que o Hamas cumpra sua parte no acordo de reféns.

    O conselheiro também ofereceu algumas explicações sobre os reféns americanos, explicando que há 10 cidadãos dos Estados Unidos desaparecidos e que, neste momento, acredita-se que estejam sendo mantidos em cativeiro.

    “Sabemos que há 10 americanos desaparecidos – não sabemos se todos eles são reféns, mas essa é a suposição que estamos fazendo. Então, em algum lugar daquela região”, disse ele.

    Três americanos seriam mulheres e crianças, categoria que faz parte do acordo de libertação, e os Estados Unidos estão otimistas de que os três “estarão em pelo menos um dos grupos”.

    Mas Kirby expressou cautela: “Teremos que ficar atentos – a verdade é que não teremos certeza até começarmos a ver as pessoas se movendo”.

    Pressionado por Bianna Golodryga da CNN sobre se há provas de que todos os reféns ainda estão vivos, Kirby se esquivou.

    “Nossa informação é limitada sobre todos os reféns, incluindo os americanos. Portanto, não posso dizer com certeza que temos provas de vida de todos eles. Mas posso dizer que não temos nenhuma indicação do contrário. Portanto, continuaremos trabalhando nisso o máximo que pudermos”, finalizou.

    Tópicos