Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Casa Branca diz que Israel “certamente” está fazendo esforço para minimizar vítimas civis em Gaza

    Declaração foi dada a jornalistas nesta segunda por John Kirby, coordenador de Comunicações Estratégicas do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca

    John Kirby também afirmou que o objetivo de guerra de Israel não é matar civis, como, segundo ele, seria o do Hamas e o da Rússia na Ucrânia
    John Kirby também afirmou que o objetivo de guerra de Israel não é matar civis, como, segundo ele, seria o do Hamas e o da Rússia na Ucrânia 17/07/2023REUTERS/Evelyn Hockstein/Foto de arquivo

    Donald Juddda CNN

    O governo americano acredita que Israel “certamente” está fazendo um esforço para minimizar as vítimas civis na Faixa de Gaza, disse o coordenador de Comunicações Estratégicas do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, a jornalistas nesta segunda-feira (30).

    “Sem entrar em detalhes, reagir aos acontecimentos no terreno em tempo real, o que simplesmente não vamos fazer, esta é uma conversa que temos consistentemente tido com os nossos homólogos israelenses”, disse Kirby em coletiva de imprensa na Casa Branca.

    “Isso fez parte da discussão de ontem com o primeiro-ministro, e ouvimos o primeiro-ministro falar hoje em Tel Aviv sobre os esforços que estão fazendo para tentar evitar vítimas civis, e penso que certamente estão fazendo esse esforço”.

    Ainda assim, Kirby disse: “Isso não significa que não tenha havido vítimas civis – tragicamente, houve muitas, milhares delas, mas ao contrário de Putin na Ucrânia, e ao contrário do que o Hamas fez em 7 de outubro, matar civis não é um objetivo de guerra das Forças de Defesa de Israel”.

    O porta-voz disse aos jornalistas que o próprio primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, levantou a questão das vítimas civis em Gaza em conversas com o presidente dos EUA, Joe Biden, e que ambos os líderes “reconhecem que, como democracias, é importante respeitar a lei da guerra, para proteger vidas inocentes e tentar minimizar as vítimas civis”.

    “Não há uma única conversa que não tenhamos tido com os nossos homólogos israelenses para entender melhor o que eles estão fazendo para tentar minimizar as vítimas civis – e, novamente, como amigos podem e devem fazer uns com os outros, para garantir que nós ‘estamos na mesma página sobre isso”, disse Kirby.

    “E os Estados Unidos estão literalmente liderando o esforço para tentar levar assistência humanitária à Gaza – e se não fosse, francamente, pela liderança americana, não creio que você veria – na verdade, eu sei que não veríamos o aumento da ajuda chegando”.

    Os comentários de Kirby foram feitos depois que Netanyahu rejeitou críticas sobre as vítimas civis e disse que o Hamas estava impedindo os civis de se mudarem para a zona segura no sul de Gaza.

    O bombardeio de Israel deixou pelo menos 7.960 mortos, a maioria civis, segundo dados do Ministério da Saúde palestino [controlado pelo Hamas] em Ramallah.

    VÍDEO – EUA confirmam entrada de mais 45 caminhões em Gaza

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original