Casa Branca diz que Irã enviou pessoal à Crimeia para treinar russos a usar drones
John Kirby, coordenador de comunicações do Conselho de Segurança Nacional, disse que a presença dos iranianos é uma evidência do envolvimento direto de Teerã no conflito
A Casa Branca diz que militares iranianos visitaram a Crimeia para ajudar nas operações russas visando infraestrutura civil na Ucrânia usando drones.
John Kirby, coordenador de comunicações do Conselho de Segurança Nacional, disse que a presença de pessoal iraniano é uma evidência do envolvimento direto de Teerã no conflito.
“Podemos confirmar que militares russos estabelecidos na Crimeia estão pilotando UAVs iranianos, usando-os para realizar ataques em toda a Ucrânia, incluindo ataques contra Kiev”, disse Kirby, referindo-se a veículos aéreos não tripulados.
A CNN informou anteriormente que militares iranianos foram enviados à Crimeia para treinar forças russas.
“Os militares iranianos estavam no terreno na Crimeia e ajudaram nessas operações”, disse ele. “A Rússia recebeu dezenas de UAVs até agora e provavelmente continuará recebendo remessas adicionais no futuro.”
Os EUA disseram antes que a Rússia estava obtendo drones do Irã, mas não divulgaram anteriormente que o pessoal iraniano está no terreno ajudando no uso das armas.
Kirby disse que era um “número relativamente pequeno” de funcionários iranianos no local.
“Teerã está agora diretamente engajado no terreno e através do fornecimento de armas que estão impactando civis e infraestrutura civil na Ucrânia, que estão matando civis e destruindo infraestrutura civil na Ucrânia”, disse ele.
Ele disse que os russos não estavam familiarizados com o uso dos drones e precisavam da ajuda do pessoal iraniano para usá-los.
Ele disse que os EUA agora estão preocupados que a Rússia esteja tentando adquirir armas adicionais, incluindo mísseis “surface-to-surface”, do Irã. Ele disse que o Irã e a Rússia continuam mentindo sobre sua parceria.
“Eles podem mentir para o mundo, mas certamente não podem esconder os fatos”, disse ele.