Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Casa Branca diz que Irã enviou pessoal à Crimeia para treinar russos a usar drones

    John Kirby, coordenador de comunicações do Conselho de Segurança Nacional, disse que a presença dos iranianos é uma evidência do envolvimento direto de Teerã no conflito

    Drones durante um exercício militar em um local não revelado no Irã, em 24 de agosto.
    Drones durante um exercício militar em um local não revelado no Irã, em 24 de agosto. West Asia News Agency/Reuters

    Kevin Liptakda CNN

    A Casa Branca diz que militares iranianos visitaram a Crimeia para ajudar nas operações russas visando infraestrutura civil na Ucrânia usando drones.

    John Kirby, coordenador de comunicações do Conselho de Segurança Nacional, disse que a presença de pessoal iraniano é uma evidência do envolvimento direto de Teerã no conflito.

    “Podemos confirmar que militares russos estabelecidos na Crimeia estão pilotando UAVs iranianos, usando-os para realizar ataques em toda a Ucrânia, incluindo ataques contra Kiev”, disse Kirby, referindo-se a veículos aéreos não tripulados.

    A CNN informou anteriormente que militares iranianos foram enviados à Crimeia para treinar forças russas.

    “Os militares iranianos estavam no terreno na Crimeia e ajudaram nessas operações”, disse ele. “A Rússia recebeu dezenas de UAVs até agora e provavelmente continuará recebendo remessas adicionais no futuro.”

    Os EUA disseram antes que a Rússia estava obtendo drones do Irã, mas não divulgaram anteriormente que o pessoal iraniano está no terreno ajudando no uso das armas.

    Kirby disse que era um “número relativamente pequeno” de funcionários iranianos no local.

    “Teerã está agora diretamente engajado no terreno e através do fornecimento de armas que estão impactando civis e infraestrutura civil na Ucrânia, que estão matando civis e destruindo infraestrutura civil na Ucrânia”, disse ele.

    Ele disse que os russos não estavam familiarizados com o uso dos drones e precisavam da ajuda do pessoal iraniano para usá-los.

    Ele disse que os EUA agora estão preocupados que a Rússia esteja tentando adquirir armas adicionais, incluindo mísseis “surface-to-surface”, do Irã. Ele disse que o Irã e a Rússia continuam mentindo sobre sua parceria.

    “Eles podem mentir para o mundo, mas certamente não podem esconder os fatos”, disse ele.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original