Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Carlos França diz à CNN que Brasil é “parte da solução” para a crise climática

    Na COP26, Brasil assumiu compromisso de reduzir 50% das emissões de gases de efeito estufa até 2030 e neutralizar as emissões de carbono até 2050

    Rafaela Larada CNN

    em São Paulo

    Em entrevista exclusiva ao repórter da CNN Leandro Magalhães, enviado à Itália, nesta segunda-feira (1º), o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, afirmou que o Brasil é “parte da solução” para redução de emissões de gases e, consequentemente, para a crise climática.

    O chanceler brasileiro faz parte da comitiva brasileira que acompanha o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Itália, onde aconteceu a Cúpula do G20 durante o fim de semana. Ao comentar sobre os compromissos assumidos pelo Brasil na COP26, França afirmou que o Brasil tem “ambição séria e concreta” com o desenvolvimento sustentável.

    “Estão todos muito convencidos de que o Brasil tem ambição séria e concreta e que, desde 1992, quando lançamos o conceito de desenvolvimento sustentável, nós somos parte da solução”, disse.

     

     

    França afirmou que embaixadores de nações europeias já manifestaram satisfação com os compromissos assumidos pelo Brasil durante a COP26.

    “Acabei de receber mensagem do Alok Sharma [presidente da COP26]. E também me enviaram um tuíte do John Kerry [enviado especial dos Estados Unidos para questões climáticas] com quem conversei em Paris à margem da reunião da OCDE. Embaixadores estrangeiros de nações europeias me mandaram mensagens também muitos satisfeitos com os compromissos que o Brasil tem assumido na área do carbono”, disse França.

    “Agora, junto de mais de 80 países, vamos também patrocinar o acordo para redução da emissão de metano.”

    Carlos França
    O ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França / Foto: Gabriel Albuquerque/MRE/Flickr

    Nesta segunda, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, apresentou as metas do Brasil na COP26, mais ousadas do que as cogitadas inicialmente. Segundo o ministro, o Brasil deve reduzir 50% das emissões de gases de efeito estufa até 2030 e neutralizar as emissões de carbono até 2050.

    Pelo Twitter, John Kerry celebrou as promessas do Brasil na COP26 em relação ao clima. O enviado especial dos Estados Unidos para questões climáticas escreveu que “comemora os novos compromissos do Brasil para acabar com desmatamento ilegal até 2028, alcançar uma redução significativa de 50% de gases do efeito estufa até 2030 e atingir zero emissões até 2050. Isso adiciona um impulso crucial ao movimento global para combater a crise climática. Estamos ansiosos para trabalhar juntos”.