Câmara dos EUA deve votar formalização de inquérito de impeachment contra Biden na 4ª-feira
Até agora, republicanos não conseguiram produzir provas contra presidente americano
A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, controlada pelos republicanos, deve votar na quarta-feira (13) a formalização do inquérito de impeachment do presidente democrata Joe Biden, disse um assessor da liderança republicana nesta segunda-feira (11).
O assessor preferiu falar sob condição de anonimato porque os planos oficiais para o plenário seguem inconstantes.
Mais cedo nesta segunda-feira (11), um parlamentar republicano disse que o presidente da Câmara, Mike Johnson, havia anunciado em reunião a portas fechadas planos para uma votação na quinta-feira, prazo também repetido por outros republicanos.
Integrantes da Câmara devem deixar Washington na quinta-feira para um recesso de fim de ano de mais de três semanas.
Os republicanos da Casa acusam o presidente democrata e sua família de lucrar indevidamente com decisões políticas das quais Biden participou como vice-presidente durante o governo do ex-presidente Barack Obama, entre 2009 e 2017.
Eles também acusam o Departamento de Justiça norte-americano de interferir indevidamente em uma investigação sobre o filho de Biden, o empresário Hunter Biden. O Departamento de Justiça nega irregularidades.
O deputado republicano Kelly Armstrong apresentou na quinta-feira uma resolução de 14 páginas que permite ao plenário da Câmara votar a autorização para a investigação.
Até agora, os republicanos da Câmara não conseguiram produzir provas que liguem as ações de Biden como vice-presidente aos negócios do seu filho, e é improvável que o Senado, onde o Partido Democrata de Biden detém uma pequena maioria, vote pela condenação do presidente caso a Câmara aprove os artigos de impeachment.