Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasileiro que estava foragido nos EUA também é acusado de assassinato no Brasil

    Danilo Cavalcante teria matado um homem com arma de fogo em novembro de 2017, no Tocantins; nova audiência sobre o caso foi marcada para 11 de outubro deste ano

    Fernanda PinottiJoão Victor Azevedoda CNN

    São Paulo

    Brasileiro que estava foragido nos Estados Unidos e foi capturado nesta quarta-feira (13), Danilo Cavalcante também é acusado de um assassinato enquanto ainda morava no Brasil, em 2017.

    Cavalcante fugiu, no dia 31 de agosto, da prisão onde cumpria pena perpétua pelo assassinato de sua ex-namorada Débora Brandão a facadas, na frente dos filhos. Segundo os promotores, Débora soube do crime pelo qual ele é acusado no Brasil e ameaçou expor tudo à polícia, o que motivou seu assassinato.

    Cavalcante é acusado de ter matado Válter Júnior Moreira dos Reis no dia 5 de novembro de 2017, em Figueirópolis, região sul do Tocantins.

    Segundo o Tribunal de Justiça de Tocantins (TJ-TO), Cavalcante teria atirado com arma de fogo contra Válter Júnior Moreira dos Reis em um pit-dog (barraca de comida).

    De acordo com a denúncia, Cavalcante teria “cometido o crime de forma consciente e voluntária, agindo com vontade e determinação de matar, por motivo torpe e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, utilizando-se de uma arma de fogo”.

    Em 13 de novembro de 2017, a Justiça havia determinado a prisão preventiva de Danilo Cavalcante. No entanto, ele já havia fugido do estado.

    Cavalcante teria fugido primeiro para Porto Rico e depois para os Estados Unidos.

    “Assim que o Judiciário soube que o acusado estava preso, cumprindo pena nos Estados Unidos, iniciou as tratativas com a embaixada norte-americana para poder dar andamento ao processo”, disse o TJTO.

    O TJ-TO informou à CNN que uma nova audiência sobre este caso foi marcada para 11 de outubro deste ano.

    Segundo a nota enviada pelo órgão: “A audiência não havia sido realizada anteriormente, porque o Poder Judiciário do Tocantins estava em tratativas com a embaixada norte-americana para oitiva do acusado por videoconferência na penitenciária onde estava preso, nos Estados Unidos. Com a fuga, o acusado foi declarado revel (que não acata ordem estabelecida) e, conforme previsto no Código de Processo Penal, a sessão vai poder ser realizada sem presença dele.”

    Danilo Cavalcante foi capturado nos EUA nesta quarta (13)

    Danilo Cavalcante foi capturado nesta quarta-feira (13), por volta das 9h da manhã, no horário de Brasília, pela polícia do estado da Pensilvânia. Ele estava foragido há duas semanas e era considerado “extremamente perigoso” pela polícia.

    Os policiais acharam o brasileiro foragido deitado em meio a grama alta. Ele parecia estar dormindo em cima do rifle roubado de um morador da região.

    O governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, afirmou que a prisão foi realizada “sem tiros”. Os policiais encontraram o fugitivo com a ajuda de câmeras que captam sinais de calor e nesta manhã as forças táticas da polícia se aproximaram dele.

    “Cavalcante não percebeu que estava cercado até que isso aconteceu”, disse o tenente-coronel George Bivens. “Isso não o impediu de tentar escapar”.

    De acordo com Bivens, ele começou a rastejar pela vegetação rasteira, levando seu rifle com ele.

    A Unidade Tática da Patrulha de Fronteira dos EUA, as equipes da Alfândega e da Patrulha de Fronteira soltaram um cão, que subjugou Cavalcante, enquanto os policiais avançavam.

    O cão chegou a morder Cavalcante, que foi avaliado pela equipe médica no local.

    Logo após a captura, Danilo teve a camisa rasgada pelos policiais. Entenda o porquê.

    Veja imagens da captura de Danilo Cavalcante

    Durante os 14 dias de busca, as escolas foram fechadas e os moradores foram colocados em alerta enquanto a polícia procurava o homem de 34 anos em uma área de cerca de 32 quilômetros ao norte da prisão da qual ele fugiu, no estado da Pensilvânia.

    Autoridades chegaram a oferecer uma recompensa de US$ 25 mil (cerca de R$ 120 mil) por informações que levassem à sua captura.

    Danilo Cavalcante fugiu da prisão do condado de Chester, na Pensilvânia, no dia 31 de agosto. Ele escalou o espaço entre duas paredes que formavam um corredor estreito no pátio da cadeia e subiu até o telhado.

    O brasileiro havia sido condenado à prisão perpétua sem liberdade condicional em 16 de agosto por esfaquear e matar sua ex-namorada, Débora Brandão, na frente dos filhos, em 2021.

    Veja: Vídeo mostra momento em que brasileiro condenado à prisão perpétua foge de prisão nos EUA