Brasileira vai trabalhar durante passagem de furacão nos EUA
Mariana Fazzio Passini relata como será o trabalho no hospital durante a passagem do furacão de categoria 5, previsto para tocar o solo nesta quarta-feira
A chegada do furacão Milton, de categoria 5, à Flórida, nos Estados Unidos, coloca os moradores em estado de alerta. Entre eles, está a enfermeira brasileira Mariana Fazzio Passini, que se prepara para enfrentar condições extremas em seu local de trabalho.
Previsto para tocar o solo nesta quarta-feira (9), o furacão Milton mobiliza equipes de saúde em toda a região. Mariana, que atua em um hospital na área de Orlando, explicou o protocolo de segurança adotado durante eventos climáticos severos.
FOTOS – Veja imagens do furacão e preparação nos EUA
- 1 de 13
Imagens da ISS mostram o olho do furacão Milton • NASA / CSU/CIRA & NOAA
- 2 de 13
Moradores se preparam para a chegada do Furacão Milton poucos dias depois de passagem do Helene • Mario Tama/Getty Images via CNN Newsource
- 3 de 13
Furacão Milton • NOAA
-
- 4 de 13
Bob Gendron carrega caminhão com sacos de areia distribuídos aos residentes do condado de Pinellas antes da chegada do furacão Milton, em Seminole, Flórida • REUTERS/Octavio Jones
- 5 de 13
Moradores da Flórida congestionam estradas fugindo do furacão Milton • REUTERS
- 6 de 13
Moradores da área da Baía de Tampa, Flórida, EUA, correm para conseguir suprimentos de última hora antes da chegada do furacão Milton • Reuters
-
- 7 de 13
Prateleiras em Orlando ficam vazias conforme Furacão Milton se aproxima • Patrícia Maldonado/CNN Brasil
- 8 de 13
Morador de Madeira Beach, na Flórida, posiciona tábua antes da chegada do furacão Milton • CNN
- 9 de 13
Furacão Milton em imagem de satélite • Reuters
-
- 10 de 13
Pessoa em Ft. Myers reforça janelas com fita antes da chegada do Furacão Milton • CNN
- 11 de 13
Postos de combustível na Flórida antes da chegada do Furacão Milton • Patrícia Maldonado/CNN
- 12 de 13
Pessoas fazem fila para comprar comida e suprimentos em supermercado de Cancún, no México, antes da passagem do furacão Milton • 07/10/2024 REUTERS/Paola Chiomante
-
- 13 de 13
Moradores de Progreso, Yucatán, no México, se preparam para a chegada do furacão Milton • CNN
Protocolo de segurança nos hospitais
Segundo a enfermeira, os hospitais em áreas de risco implementam um sistema de equipes denominado “time do furacão”. “A gente faz o time A e o time B. O time A é o time que vai estar dentro do hospital durante o furacão, para qualquer coisa, para os pacientes que já estão lá, qualquer coisa que acontecer”, detalhou Mariana.
O time B, por sua vez, é acionado após a passagem do furacão para render a equipe que permaneceu no hospital. “A hora que o furacão acaba e está seguro de sair na rua, o time B entra e a gente volta para casa”, explicou.
Mariana, que faz parte do time da manhã, cumprirá um plantão de 12 horas. Após esse período, a equipe noturna assume, mas ninguém pode deixar o hospital durante a passagem do furacão. “A gente vai se dividir, ficar lá mesmo”, afirmou.
Previsão de retorno e restrições de mobilidade
A previsão inicial é de que as equipes possam retornar para casa na quinta-feira à tarde ou, no máximo, na sexta-feira. No entanto, Mariana ressalta que, uma vez dentro do hospital, ninguém pode sair até que seja seguro.
Para garantir a mobilidade dos profissionais de saúde durante o estado de emergência, medidas especiais foram adotadas. “Eles entregaram até uma carta para a gente, uma carta do Departamento de Saúde da Flórida, falando que a gente está indo para trabalhar e que é para deixar a gente passar”, revelou Mariana.
A situação na Flórida permanece tensa, com autoridades monitorando de perto a evolução do furacão Milton. Enquanto isso, profissionais como Mariana Fazzio Passini se preparam para desempenhar um papel crucial no atendimento à população durante este evento climático extremo.