Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil sempre condenou invasão à Ucrânia, diz ministro das Relações Exteriores

    À CNN, Mauro Vieira lamentou a extensão do conflito no Leste Europeu, que completa um ano nesta sexta-feira (24)

    Daniel RittnerPedro NogueiraLucas Schroederda CNN , Brasília e São Paulo

    O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou, em entrevista à CNN nesta sexta-feira (24), que “o Brasil sempre condenou a invasão à Ucrânia“, que completa um ano hoje.

    Na quinta-feira (23), a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução que pede a retirada das tropas russas da Ucrânia. O Brasil votou a favor da resolução e pediu o fim das hostilidades no Leste Europeu.

    “Além de se condenar [a invasão], pela primeira vez se dá um passo adiante no sentido de abrir as portas para uma possível negociação de paz”, avaliou o chanceler brasileiro.

    “Deploramos que já tenha um ano inteiro de guerra com mortes, destruição e impactos em todo o mundo”, acrescentou Mauro Vieira.

    Na avaliação do ministro, o Conselho de Segurança das Nações Unidas precisa ser reformado, uma vez que sua composição “não reflete mais o número de países e a geopolítica da época em que foi criado”.

    “Todos os organismos internacionais precisam de uma atualização e precisam ser revitalizados, como, por exemplo, a Organização Mundial do Comércio (OMC)”, defendeu o ministro.

    Veja a íntegra da entrevista no vídeo acima.

    Tópicos