Brasil oferece sediar novo encontro entre Guiana e Venezuela em 2024
Oferta foi feita pelo assessor internacional do presidente Lula, Celso Amorim, que estava presente na reunião desta quinta-feira (14)
O governo brasileiro ofereceu nesta quinta-feira (14) aos presidentes da Guiana, Irfaan Ali, e da Venezuela, Nicolás Maduro, que o próximo encontro entre os líderes ocorra em 2024 no Brasil, dizem fontes do governo.
A oferta foi feita pelo assessor internacional do presidente Lula, Celso Amorim, que estava presente na reunião. A ideia é que o novo encontro ocorra em três ou seis meses.
Segundo essas fontes, o encontro entre Maduro e Ali foi bem-sucedido na medida em que ambas as partes aceitaram que não haverá uso da força daqui em diante para resolver a questão envolvendo o território de Essequibo.
Os relatos são de que ambos reiteraram suas posições históricas durante o encontro ocorrido ao longo de todo o dia, mas que concordaram que não pretendem evoluir para um conflito armado.
Uma declaração conjunta estava sendo trabalhada no início da noite desta quinta-feira (14) e deve ser divulgada nas próximas horas.