Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil negocia “corredor humanitário” para retirar brasileiros da Faixa de Gaza

    Itamaraty recebeu apoio do Egito para fazer regate pela passagem de Rafah

    Pedro Teixeirada CNN , Brasília

    O Itamaraty negocia com o Egito a possibilidade de um “corredor humanitário” para retirar brasileiros que estão na Faixa de Gaza. A possibilidade foi sinalizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

    A operação, além de permitir a retirada de pessoas, também possibilitaria o envio de ajuda para a região mais afetada pelo conflito entre Israel e o Hamas. “É necessário um corredor humanitário para fornecer suprimentos médicos”, disse o porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic, numa conferência de imprensa em Genebra.

    O corredor humanitário seria a melhor saída porque o trajeto até a divisa com o Egito tem sido bombardeado por Israel diariamente. A ideia é que os brasileiros deixem a região pelo “checkpoint” de Rafah, a única divisa da região de Gaza com outro país além de Israel.

    Ao todo, estima-se que cerca de 60 brasileiros estejam na Faixa de Gaza, território palestino. Pelo menos 26 já pediram repatriação.

    FOTOS – Imagens de satélite mostram ataques na Faixa de Gaza e em Israel

    [cnn_galeria active=”false” id_galeria=”3514704″ title_galeria=”Imagens de satélite mostram ataques na Faixa de Gaza e em Israel”/]

    O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, recebeu nesta terça-feira (11) apoio do chanceler do Egito, Sameh Shoukry, para a tentativa de resgate dos brasileiros. Os dois conversaram por telefone, segundo apuração da analista de política da CNN Basília Rodrigues.

    O chanceler brasileiro também falou com as embaixadas no Cairo, em Tel Aviv e em Ramallah.

    Tópicos