Brasil é convidado a participar de cúpula que discutirá crise na Faixa de Gaza no Egito
Itamaraty confirmou convite à CNN; encontro no Cairo promoverá discussão da guerra entre Israel e Hamas
O Egito convidou o Brasil a participar de uma cúpula com outros países sobre a guerra entre Israel e o grupo radical islâmico Hamas. A informação foi confirmada à CNN pelo Ministério das Relações Exteriores.
O encontro, que ocorrerá no próximo sábado (21), no Cairo, terá como foco principal a crise na Faixa de Gaza, cercada desde o início do conflito.
Em entrevista à CNN nesta quarta-feira (18), o ministro Mauro Vieira disse que não irá pessoalmente ao evento, mas o governo brasileiro enviará um representante.
O Egito tem resistido a receber civis que tentam deixar Gaza pela passagem de Rafah, que fica na fronteira com o país, e é o único ponto de entrada ou saída para a região no momento.
Em entrevista à âncora da CNN Christine Amanpour, o chanceler egípcio disse “não entender” o propósito de transferir um grande número de pessoas para um país que “já tem milhões de refugiados”. Ele defendeu a entrada de ajuda humanitária em Gaza através do Egito.
Esforços internacionais
Diferentes nações e organizações trabalham para organizar encontros diplomáticos e discutir o conflito.
Nesta quarta, um encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e líderes egípcios e palestinos em Amã foi cancelado após um ataque ao Hospital Batista Al-Ahli, na região norte da cidade de Gaza.
Publicado por Leonardo Rodrigues. Com informações de Tainá Falcão e Mayara da Paz, da CNN.