Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil desconfia que Estados Unidos estão forçando veto da Rússia na ONU, dizem fontes

    Os americanos querem focar no direito de defesa de Israel e estão fazendo consultas com os demais países para saber se é possível votar a proposta

    Plenário do Conselho de Segurança da ONU em Nova York
    Plenário do Conselho de Segurança da ONU em Nova York 04/05/2023 REUTERS/David 'Dee' Delgado

    Raquel Landim

    Fontes da diplomacia brasileira desconfiam que os Estados Unidos estão forçando o veto da Rússia no conselho de segurança na ONU ao propor uma nova resolução, conforme apurou a CNN.

    Os americanos querem focar no direito de defesa de Israel e estão fazendo consultas com os demais países para saber se é possível votar a proposta. O direito de defesa de Israel não constava da proposta anterior vetada pelos americanos.

    Fontes diplomáticas informam que Brasil, Rússia e Suíça já preparam comentários ao texto americano buscando incluir aspectos humanitários de proteção à população civil palestina e de uso desproporcional da força por Israel se ferir o direito internacional.

    Se os americanos não concordarem com esses adendos, dizem as fontes, os russos devem vetar. Os diplomatas brasileiros acreditam que é exatamente esse o interesse americano: dividir o custo do veto à resolução na guerra Hamas – Israel com a Rússia.
    Vale lembrar que os russos ressaltam a questão humanitária na Palestina, mas estão promovendo uma guerra na Ucrânia com centenas de mortos e acusações de tortura.