Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil avalia contato com Hamas para retirada de brasileiros de Gaza, dizem fontes

    Contato ficaria sob responsabilidade do escritório diplomático do Brasil na Cisjordânia, que se incumbiria de apelar pela saída, com segurança, dos brasileiros que vivem no território palestino

    Tainá Falcãoda CNN

    Brasília

    O Itamaraty avalia a possibilidade de diálogo com o grupo radical islâmico Hamas para negociar a retirada de até 30 cidadãos brasileiros da Faixa de Gaza.

    O contato ficaria sob responsabilidade do escritório diplomático do Brasil em Ramallah, na Cisjordânia, que se incumbiria de levar um apelo ao Hamas pela saída, com segurança, dos brasileiros que vivem no território palestino.

    Segundo fontes do governo brasileiro, a negociação não ocorreria em caráter formal, mas usando emissários da comunidade brasileira em Gaza, que podem intermediar o pedido.

    A assessoria do Itamaraty não confirma a informação oficialmente. Em entrevista nesta quarta-feira (11), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que está em negociação com o Egito para resgatar brasileiros que estão na zona de conflito.

    Uma das opções seria um corredor humanitário para fazer o resgate pela passagem de Rafah, única fronteira da região de Gaza com outro país, além de Israel.

    De acordo com fontes ouvidas pela CNN, porém, a avaliação no governo brasileiro é que só a Autoridade Palestina e o Egito não têm condições de garantir a segurança dos cidadãos brasileiros para a saída de Gaza. Por isso, busca-se –por canais não oficiais– um compromisso também do Hamas.

    O contato, via emissários, foi definido por um interlocutor como “diálogo operacional” e restrito unicamente à retirada dos brasileiros, sem nenhum envolvimento em questões políticas.

    Outros países têm adotado a mesma prática na tentativa de proteger seus cidadãos e tirá-los de Gaza, acrescentaram essas fontes, que pediram anonimato.

    Veja imagens do conflito entre Israel e Hamas