Bombeiros resgatam coelho de incêndio em ilha na Grécia
Equipe vinda da Romênia para auxiliar no combate aos incêndios florestais encontrou o animal, que estava desidratado, na ilha de Rodes, uma das mais atingidas pelo fogo
Uma equipe de bombeiros da Romênia salvou um coelho de um dos fortes incêndios florestais que atingem a Grécia. Os integrantes estavam na ilha de Rodes, atuando no combate ao fogo, quando encontraram e resgataram o animal, na segunda-feira (24).
Fotos publicadas pelo departamento de emergências da Romênia mostraram os bombeiros ajudando o coelho, que estava completamente desidratado, a beber de uma poça de água criada para este fim.
Em seguida, os bombeiros banharam o animal e lhe deram água mineral a partir de uma garrafa.
Retirada forçada
Os bombeiros romenos estão ajudando a combater os incêndios florestais na Grécia, que forçaram dezenas de milhares de turistas e moradores a fugir da ilha de Rodes, com muitos evacuados em barcos particulares enquanto as chamas ameaçavam resorts e vilarejos costeiros.
Operadoras de turismo levaram mais de 2 mil turistas para casa na segunda-feira (24), enquanto incêndios florestais assolavam a ilha de Rodes, no que o governo grego disse ser a maior operação de retirada em massa já realizada no país.
[cnn_galeria active=”2382410″ id_galeria=”2376758″ title_galeria=”Impactos das mudanças climáticas”/]
Mais voos de repatriação devem ocorrer na segunda e terça-feira, já que os incêndios continuam fora de controle e a autoridade de Proteção Civil alertou que a ameaça de novos incêndios é alta em quase todas as partes da Grécia, atingida por uma onda de calor.
No total, mais de 19 mil pessoas foram retiradas de suas casas e hotéis no fim de semana, enquanto um inferno atingiu resorts costeiros no sudeste da ilha. Um incêndio florestal também levou a desocupações e retiradas na ilha de Corfu.
Rhodes e Corfu estão entre os principais destinos da Grécia para turistas, principalmente do Reino Unido e da Alemanha.
“Nas próximas semanas, devemos estar em alerta constante. Estamos em guerra, vamos reconstruir o que perdemos, vamos indenizar os feridos”, disse o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, ao Parlamento.
“A crise climática já está aqui, ela se manifestará em todo o Mediterrâneo com maiores desastres.”
(Publicado por Fábio Mendes, com informações da CNN e da Reuters)