Bombardeio russo mata três funcionários da Cruz Vermelha no leste da Ucrânia
Autoridades ucranianas denunciaram ataque da Rússia a vilarejo
Um bombardeio russo nesta quinta-feira (12) matou três ucranianos que trabalhavam para o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e feriu outros dois em um vilarejo na região de Donetsk, na linha de frente, disseram autoridades ucranianas.
“Outro crime de guerra russo. Hoje, o ocupante atacou veículos da missão humanitária do Comitê Internacional da Cruz Vermelha na região de Donetsk”, disse o presidente Volodymyr Zelensky no X.
O vilarejo de Viroliubivka foi alvo de bombardeios, afirmou o governador regional Vadym Filashkin no aplicativo de mensagens Telegram, relatando vítimas.
O gabinete do Procurador Geral disse no Telegram que os funcionários do CICV tinham levado briquetes de combustível para os moradores para aquecimento antes do inverno. Eles estavam descarregando a ajuda quando o ataque aconteceu, afirmou.
Dois funcionários foram hospitalizados, e um estava em estado grave, acrescentaram os promotores.
A região de Donetsk, que as tropas russas ocupam parcialmente, é regularmente alvo de bombardeios e ataques aéreos russos.
Moscou nega ter como alvo civis ou infraestrutura civil em sua invasão da Ucrânia, embora milhares de pessoas tenham sido mortas em seus ataques.
Veja o que sabemos sobre a incursão da Ucrânia em território russo