Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Blinken volta a se reunir com premiê de Israel nesta semana e estende agenda no Oriente Médio

    Secretário de Estado dos EUA está no Egito para se encontrar com presidente Abdel Fatah al-Sisi neste domingo (15)

    Humeyra PamukAziz El Yaakoubida CNN

    O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, retornará a Israel na segunda-feira (16) para se encontrar mais uma vez com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse um alto funcionário do Departamento de Estado.

    Blinken vai estender por um dia sua agenda no Oriente Médio. O país judaico se prepara para uma ofensiva terrestre na Faixa de Gaza e os EUA trabalham para impedir que o conflito cresça.

    Israel prometeu aniquilar o grupo extremista islâmico Hamas em retaliação ao ataque surpresa em 7 de outubro, quando os seus militantes dispararam contra homens, mulheres e crianças e fizeram reféns, no pior ataque contra civis na história do país.

    O principal diplomata dos EUA chegou a Israel na quinta-feira (12) e desde então visitou seis países árabes. Ele está atualmente no Egito e deverá se reunir com o presidente Abdel Fatah al-Sisi neste domingo (15).

    Washington tem ficado cada vez mais preocupado com a propagação dos combates pela região e alertou o Irã para ficar fora deles.

    Blinken buscou a cooperação de aliados árabes, bem como da China, país com influência em Teerã, para conter o conflito. Mas o Irã alertou para “consequências de longo alcance” se o bombardeamento de Israel não for interrompido.

    Veja também: EUA discutem corredor humanitário em Gaza

    Antes de partir para o Cairo, Blinken conversou com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, um dos líderes mais poderosos da região. O principal diplomata dos EUA descreveu a reunião como “muito produtiva”.

    Na reunião, o príncipe herdeiro saudita destacou a necessidade de encontrar formas de parar o conflito e respeitar o direito internacional, dando exemplo do bloqueio israelense a Gaza, informou a agência de notícias estatal saudita SPA.

    “[O príncipe herdeiro enfatizou a necessidade de encontrar] Um caminho de paz para garantir que o povo palestino obtenha os seus direitos legítimos e alcance uma paz justa e duradoura”, disse a SPA.

    Uma autoridade dos EUA disse que a reunião durou pouco menos de uma hora e ocorreu na residência agrícola privada do príncipe herdeiro.

    “O secretário destacou o foco inabalável dos EUA em deter os ataques terroristas do Hamas, garantir a libertação de todos os reféns e evitar que o conflito se espalhe”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, num comunicado.

    “Os dois afirmaram o seu compromisso comum de proteger os civis e de promover a estabilidade em todo o Médio Oriente e além”, acrescentou Miller.

    [cnn_galeria active=”3484278″ id_galeria=”3485857″ title_galeria=”Veja imagens do conflito entre Israel e Hamas”/]

    Blinken se encontrou no sábado com o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, príncipe Faisal Bin Farhan, em Riad.

    Antes da reunião, Blinken disse que proteger os civis de ambos os lados do conflito era vital.

    “Estamos trabalhando juntos para fazer exatamente isso, em particular trabalhando no estabelecimento de áreas seguras em Gaza e de corredores para que a assistência humanitária possa chegar às pessoas que dela necessitam”.

    Tópicos