Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Blinken chega ao Japão para reunião de ministros das Relações Exteriores do G7

    Países da cúpula se reunirão até quarta-feira (8) para discutir questões que incluem as guerras da Rússia na Ucrânia e de Israel na Faixa de Gaza

    Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, no Japão para a cúpula do G7 em 21 de maio de 2023
    Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, no Japão para a cúpula do G7 em 21 de maio de 2023 Tomohiro Ohsumi/Getty Images

    Felino Limda Reuters

    O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, chegou nesta terça-feira (7) à Base Aérea de Yokota, no Japão, antes de reuniões com seus homólogos do Grupo dos Sete (G7) na capital.

    As nações ricas do G7 – Grã-Bretanha, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Estados Unidos – bem como a União Europeia, reúnem-se em Tóquio de terça a quarta-feira (8) para discutir questões que incluem as guerras da Rússia na Ucrânia e de Israel na Faixa de Gaza.

    Os países do G7 reconhecem que a Rússia está iniciando a sua guerra na Ucrânia a longo prazo e isso requer um apoio militar e econômico duradouro a Kiev, segundo disse um alto funcionário dos EUA depois de os ministros dos Negócios Estrangeiros do bloco se terem reunido em setembro.

    Veja também: Blinken discute ajuda a Gaza em visita à Turquia

    Encontrar a sua voz na Ucrânia parece ter sido mais fácil para o G7 do que enfrentar a crescente crise de Israel e Gaza, que ceifou milhares de vidas de civis e ameaça transformar-se num conflito regional.

    Desde que a guerra eclodiu, o G7 emitiu apenas uma declaração conjunta sobre o conflito, o que equivale a algumas sentenças. Outros membros do grupo emitiram declarações separadas.