Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Biden revela equipe que vai liderar resposta à pandemia de Covid-19 nos EUA

    Presidente eleito deve participar de um evento nesta terça (8) para apresentar o novo grupo



     

    O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta segunda-feira (7) a equipe de saúde que vai liderar a resposta do governo à pandemia da Covid-19 no país, quando o democrata tomar posse em janeiro.

    A equipe de transição de Biden anunciou o procurador-geral da Califórnia Xavier Becerra para o cargo de secretário da Saúde e Serviços Humanos, Vivek Murthy para cirurgião-geral dos EUA, Rochelle Walensky para diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) e Marcella Nunez-Smith para chefe da força-tarefa das ações contra o novo coronavírus.

    Assista e leia também:
    Popularidade de Biden já é maior que a de Trump antes mesmo de assumir o cargo
    Pandemia será prioridade máxima, diz brasileira escolhida para comitê de Biden
    Politizar máscaras é como politizar papel higiênico, diz médica do time de Biden

    Joe Biden fala à imprensa em Wilmington, Delaware
    Joe Biden fala à imprensa em Wilmington, Delaware
    Foto: Kevin Lamarque/Reuters (16.nov.2020)

    O médico Anthony Fauci atuará como conselheiro médico chefe do presidente para assuntos relacionados à doença e continuará como diretor do Instituto Naconal de Alergia e Doenças Infecciosas.

    Jeff Zients, co-líder da equipe de transição de Biden e ex-funcionário da gestão Barack Obama será coordenador da resposta do país à Covid-19 e conselheiro do presidente. Natalie Quillian, que também atuou no governo Obama, trabalhará como vice-coordenadora da força-tarefa.

    O grupo vai tentar enfrentar a doença que já matou mais de 282 mil norte-americanos até a manhã desta segunda, além de fechar negócios e escolas pelo país.

    Biden deve participar de um evento nesta terça (8) para apresentar a nova equipe de saúde, informou uma fonte do grupo de transição à CNN. Contudo, não se sabe se todos os novos membros vão comparecer.

    “Esse grupo confiável e realizado de líderes vai trazer o maior nível de integridade, rigor científico e experiência em administração de crises para um dos maiores desafios que os EUA já enfrentaram: colocar a pandemia sob controle para que o povo norte-americano possa voltar ao trabalho, às próprias vidas e à família”, disse Biden em um comunicado.

    “Essa equipe de especialistas médicos e funcionários públicos de nível mundial estarão prontos no primeiro dia para mobilizar todos os recursos do governo federal para expandir a testagem e o uso de máscaras, supervisionar a distribuição segura, equilibrada e gratuita de tratamentos e vacinas, a reabertura segura das escolas e negócios, a redução de custos com medicamentos prescritos e outros, e expandir a assistência médica a todos os norte-americanos”, afirmou ele.

    (Texto traduzido. Leia o original em inglês.)