Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Biden rebate campanha republicana e diz que Trump ‘torce por violência’ nas ruas

    O candidato democrata foi criticado ao longo de toda a semana na Convenção Republicana sob a pecha de que seria leniente com a insegurança

    O candidato democrata a presidente dos Estados Unidos, Joe Biden
    O candidato democrata a presidente dos Estados Unidos, Joe Biden Foto: Reprodução - 20.ago.2020 / Reuters

    Da CNN

    O candidato democrata a presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou à CNN, nesta quinta-feira (27), que o presidente Donald Trump e seus aliados estão “torcendo por violência” nas ruas dos Estados Unidos, porque isto lhe permitiria transformar medo em ganhos políticos.

    A fala do democrata surge depois de Trump ter fortalecido “lei e ordem” como mensagem da sua candidatura à reeleição.

    Ele vem aproveitando casos de violência registrados nos últimos dias, com foco nos protestos em Kenosha, no Wisconsin, quando manifestantes protestam contra o racismo e a violência policial após disparos da polícia contra Jacob Blake, um homem negro de 29 anos.

    “Esses caras estão torcendo por violência”, disse o ex-vice-presidente, em entrevista ao âncora da CNN Anderson Cooper. “É disso que se trata.”

    Biden citou uma frase de Kellyanne Conway, uma das principais assessoras da Casa Branca, para defender sua tese.

    Conway afirmou à Fox News na manhã desta quinta-feira que “quando mais o caos, a anarquia, o vandalismo e a violência reinarem, melhor notícia para a muito clara escolha sobre quem é melhor para a segurança pública, a lei e a ordem.”

    Assista e leia também:

             Caso Jacob Blake: o que se sabe sobre o homem negro baleado nos EUA

    Eleição nos EUA: melhores e piores momentos da 3ª noite da Convenção Republicana

    Pence aceita nomeação com discurso duro contra Biden: ‘Caminho do declínio’

    Trump fará ‘justiça’ contra a China pela Covid-19, diz Mike Pompeo em convenção

    Pence

    Durante o discurso em que aceitou formalmente a candidatura à reeleição, o vice-presidente Mike Pence disse que os americanos não “estariam seguros nos Estados Unidos de Joe Biden”.

    Biden rebateu essa crítica, dizendo que ele denuncia protestos violentos “há muito tempo”, completando que não há “justificativa alguma para violência ou saque” porque isso “afasta toda a racionalidade sobre o que está acontecendo aqui.”

    O ex-vice-presidente observou ainda que a violência que está sendo criticada por Trump está ocorrendo “nos Estados Unidos de Donald Trump”. “Eles estão apenas totalmente errados”, disse.

    Covid-19

    Joe Biden fez uma relação entre os debates de segurança pública e de saúde e voltou a criticar Trump pela sua gestão da pandemia do novo coronavírus.

    “Ele quer falar sobre segurança, olhe o maior assunto sobre segurança no nosso país: Covid-19. Ele foi incompetente na forma como lidou com isso”, afirmou o democrata.

    Biden e sua candidata a vice-presidente, a senadora Kamala Harris, deram entrevistas e fizeram discursos nesta quinta-feira, com a intenção de marcar uma posição antes do quarto dia da Convenção Nacional Republicana.

    Na última noite da convenção, Donald Trump discursa para aceitar formalmente a candidatura a reeleição para a Casa Branca pelo Partido Republicano.

    (Com informações de Dan Merica, da CNN. Clique aqui e leia o original em inglês)