Biden quer que Israel foque em “como salvar vidas de civis” na Faixa de Gaza
Presidente dos EUA havia criticado anteriormente a condução da guerra pelos militares israelenses
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta quinta-feira (14) que deseja que Israel se concentre em salvar vidas de civis na Faixa de Gaza. A declaração aconteceu após ser questionado se deseja que Israel reduza os ataque contra o território palestino.
“Quero que eles se concentrem em como salvar vidas de civis. Não [que] pare de ir atrás do Hamas, mas [que] tenha mais cuidado”, afirmou Biden.
O comentário foi feito em meio à luta da Casa Branca para esclarecer a fala do presidente nesta semana criticando a forma como Israel tem conduzido a guerra.
Biden não respondeu a outra pergunta sobre se ele acha que Israel está violando o direito humanitário internacional.
Na quarta-feira (13), o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, foi questionado várias vezes por repórteres sobre a afirmação contundente do presidente de que Israel está começando a perder apoio internacional na guerra por causa do “bombardeio indiscriminado” em Gaza.
Kirby enfatizou que a administração Biden vê a “intenção” de Israel de minimizar as mortes de civis, apesar de o próprio Biden afirmar que Israel não estava sendo cuidadoso.
Questionado por MJ Lee, da CNN, do porquê a Casa Branca insistir em dizer que Israel tem a “intenção” de minimizar as baixas civis, Kirby respondeu que “às vezes, na guerra, os planos mais bem elaborados não são executados exatamente da forma que se deseja”.