Biden pede que estados tornem todos os adultos elegíveis para a vacina até maio
Presidente americano usará o feriado de 4 de julho como data prevista para que americanos possam se reunir em pequenos grupos com familiares e amigos
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, orientará os estados dos EUA a abrirem a elegibilidade da vacina para todos os adultos até 1º de maio em seu discurso no horário nobre na quinta-feira, uma medida que ele dirá que pode permitir pequenas reuniões do Dia da Independência em 4 de julho.
Os anúncios, antecipados por funcionários do alto escalão do governo, representam o cronograma mais agressivo de reabertura até o momento, que ocorre à medida que os casos diminuem, mas à medida que milhares de americanos continuam morrendo do vírus por semana.
Usando sua autoridade executiva, Biden dirá que todos os estados, tribos e territórios devem tornar todos os adultos elegíveis para a vacina até o início de maio.
Muitos estados já estão acelerando em direção a ampla elegibilidade para vacinas, com o Alasca — por exemplo — já lá.
Ele usará o feriado de 4 de julho como uma data prevista para que todos os americanos possam se reunir em pequenos grupos com familiares e amigos, embora avise que isso exigirá vigilância contínua sobre o uso de máscaras, o distanciamento social e a obtenção de uma vacina quando elegível.
“Ele vai deixar bem claro que isso não é uma coisa automática”, disse um funcionário.
Ele apresentará novas etapas que o governo acredita que tornem o cronograma de 1º de maio realista, incluindo a expansão dos tipos de profissionais que podem administrar as vacinas. Dentistas, veterinários e paramédicos serão incluídos na nova lista aprovada.
Ele detalhará o lançamento de um site nacional no início de maio, que fornece informações sobre a localização de uma vacina.
E ele revelará uma duplicação do número de centros federais de vacinação em massa e anunciará que mais 4.000 soldados na ativa participarão do esforço de vacinação.
Autoridades disseram que a meta pela qual vacina suficiente estará disponível para quem quiser — o final de maio — não mudou. E eles alertaram que ainda levaria mais tempo para cada pessoa que deseja receber uma injeção.
Em seu discurso, Biden também abordará os esforços de reabertura de escolas, anunciando uma cúpula convocada pelo Departamento de Educação e ampliando a capacidade de teste para as instalações K-8.