Biden lamenta morte de policial e diz que Capitólio passa por ‘tempos difíceis’
O presidente americano se pronunciou sobre a tentativa de ataque ao Capitólio ocorrida nesta sexta-feira (2)
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se pronunciou por meio de nota a respeito da tentativa de ataque ao Capitólio ocorrida nesta sexta-feira (2) e que levou à morte de um oficial da Polícia da Capitólio.
Segundo Biden, o Capitólio, que abriga a Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados brasileira) e o Senado do país, tem passado por “tempos difíceis”, assim como “todos que trabalham lá e aqueles que o protegem”.
O democrata afirmou que está sendo continuamente atualizado sobre a situação por seu Conselheiro de Segurança Interna e que vai receber mais informações conforme avancem as investigações.
Biden também agradeceu à Polícia do Capitólio e à Guarda Nacional do Distrito de Columbia pela resposta rápida ao ataque e ordenou que as bandeiras da Casa Branca sejam baixadas a meio mastro.
Sobre o ataque
Por volta das 13 horas no horário local (14 horas em Brasília), um homem de 25 anos identificado como Noah Green avançou com um carro sobre uma barricada em frente ao Capitólio, acertando dois policiais. Na sequência, Green saiu do veículo e esfaqueou o policial William Evans, que acabou morrendo a caminho do hospital. Outros agentes dispararam contra o suspeito, que também morreu. O outro policial atropelado segue em internado, mas está fora de risco, de acordo com a Polícia do Capitólio.
Leia a carta de Joe Biden na íntegra:
“Jill e eu ficamos com o coração partido ao saber do violento ataque em um posto de controle de segurança no Capitólio dos EUA, que matou o oficial William Evans, da Polícia do Capitólio dos EUA, e deixou um colega lutando por sua vida. Mandamos nossas sinceras condolências à família do policial Evans e a todos os que lamentam sua perda. Nós sabemos o quão difícil estes tempos têm sido para o Capitólio, todos que trabalham lá e aqueles que o protegem.
Tenho recebido briefings contínuos de meu Conselheiro de Segurança Interna e receberei mais atualizações à medida que a investigação prosseguir.
Quero expressar a gratidão da nação à Polícia do Capitólio, à Força de Resposta Imediata da Guarda Nacional e a outros que responderam rapidamente a este ataque. Enquanto lamentamos a perda de mais um corajoso oficial da Polícia do Capitólio, ordenei que as bandeiras da Casa Branca fossem baixadas a meio mastro.”