Biden diz que manipulação de documentos por Trump é “totalmente irresponsável”
Registros confidenciais do governo dos Estados Unidos foram encontrados na residência do ex-presidente
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou, em entrevista que foi ao ar neste domingo (18), que o manuseio de documentos confidenciais por seu antecessor, Donald Trump, foi “totalmente irresponsável”, mas que está ficando de fora da investigação.
Ver os documentos classificados aparecerem em uma busca do FBI em 8 de agosto na residência de Trump na Flórida em Mar-a-Lago fez Biden se perguntar “como alguém pode ser tão irresponsável”, segundo disse ao programa “60 Minutes” da CBS.
“Eu pensei, que dados estavam lá que podem comprometer fontes e métodos? E com isso, quero dizer, nomes de pessoas que ajudam etc. É totalmente irresponsável”, afirmou Biden.
As observações romperam com o padrão de Biden de evitar comentar sobre a investigação criminal do Departamento de Justiça de seu antigo rival político por possivelmente levar material ultrassensível para sua residência após o término de seu mandato em janeiro de 2021.
Biden, do Partido Democrata, derrotou o republicano nas eleições presidenciais de 2020. Trump, que ponderou outra candidatura ao cargo, descreveu a busca aprovada pelo tribunal como politicamente motivada.
Biden expôs que não recebeu informações confidenciais sobre o conteúdo desses documentos.
“Eu não pedi os detalhes desses documentos porque não quero interferir se o Departamento de Justiça deve ou não fazer certas ações que eles podem tomar”, explicou Biden. “Concordei que não diria a eles o que fazer e, de fato, não me envolveria em dizer a eles como processar ou não”.
O Departamento de Justiça expressou que está investigando Trump por remover os registros da Casa Branca porque acredita que ele armazenava documentos ilegalmente, incluindo alguns que envolviam dados de inteligência e de outras fontes – entre os segredos mais bem guardados dos Estados Unidos.
O chefe de inteligência de Biden também está investigando se a divulgação de informações nesses documentos apresentou riscos à segurança nacional.