Belarus faz inspeção nuclear tática junto com Rússia, diz imprensa estatal
Rússia afirmou na segunda-feira (6) que realizará exercício com armar nucleares táticas
Belarus iniciou verificações sobre a prontidão do seu Exército para implantar armas nucleares táticas, informou a mídia estatal nesta terça-feira (7), simultaneamente com os preparativos para um exercício nuclear realizado pela Rússia.
A agência de notícias estatal Belta citou o ministro da Defesa, Viktor Khrenin, dizendo que o presidente Alexander Lukashenko ordenou uma inspeção surpresa das forças encarregadas desse armamento.
Durante a inspeção, “toda a gama de atividades, desde o planejamento, preparação e uso de ataques com armas nucleares táticas, será verificada”, explicou Khrenin.
As verificações envolveram uma divisão de mísseis Iskander e um esquadrão de aeronaves Su-25, acrescentou.
Lukashenko afirmou em abril que “várias dezenas” de armas nucleares táticas russas foram instaladas em Belarus ao abrigo de um acordo anunciado no ano passado por ele e pelo presidente Vladimir Putin para dissuadir o Ocidente.
As armas nucleares táticas são projetadas para uso no campo de batalha, em oposição às ogivas estratégicas, que são projetadas para destruir cidades inimigas inteiras.
A Rússia pontuou na segunda-feira (6) que faria um exercício militar com armas nucleares táticas, depois do que Moscou disse serem ameaças da França, Grã-Bretanha e Estados Unidos.
Um porta-voz da inteligência militar ucraniana ressaltou que Kiev não viu nada de novo no exercício, já que “a chantagem nuclear é uma prática constante do regime de Putin”.