Batalha por Severodonetsk chega às ruas da cidade ucraniana
Os defensores ucranianos recuperaram no fim de semana o controle de cerca de metade da cidade, no momento em que os russos pareciam à beira da vitória
Intensos combates entre forças ucranianas e russas ocorreram nas ruas da cidade industrial de Severodonetsk nesta segunda-feira (6) em uma batalha crucial por vantagem no leste da Ucrânia, disse o governador da província.
Os defensores ucranianos recuperaram no fim de semana o controle de cerca de metade da cidade, no momento em que os russos pareciam à beira da vitória.
Mas sua posição tornou-se novamente mais perigosa na manhã desta segunda, disse o governador de Luhansk, Serhiy Gaidai, à televisão estatal.
“Nossos defensores conseguiram realizar um contra-ataque por um certo tempo, libertaram quase metade da cidade. Mas agora a situação piorou para nós novamente”, afirmou Gaidai.
As forças ucranianas estavam mantendo posições na zona industrial de Severodonetsk, segundo ele.
Ambos os lados dizem ter causado enormes baixas em Severodonetsk, a maior cidade da província de Luhansk ainda controlada pela Ucrânia.
O município se tornou o principal alvo de uma ofensiva russa na região de Donbass, na Ucrânia –composta pelas províncias de Luhansk e Donetsk — enquanto a invasão do país pela Rússia continua em uma guerra de desgaste que viu cidades inteiras devastadas por bombardeios de artilharia russa.
A Rússia diz que está em uma missão para “libertar” Donbass depois que a Ucrânia repeliu suas tropas da capital Kiev e da segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, nos estágios iniciais da guerra.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, buscou reunir suas tropas no domingo com uma visita a duas cidades próximas às linhas de frente.
“O que todos vocês merecem é a vitória –isso é o mais importante. Mas não a qualquer custo”, declarou Zelenskiy, vestindo camiseta cáqui, sua marca registrada, em um vídeo.
Zelenskiy disse que viajou para Lysychansk, ao sul de Severodonetsk, e Soledar — idas raras para ele fora de Kiev desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro.
Em uma boa notícia para Kiev, o Reino Unido informou na segunda-feira que fornecerá à Ucrânia sistemas de foguetes de lançamento múltiplo que podem atingir alvos a até 80 quilômetros de distância. Os sistemas dariam aos ucranianos poder de fogo de longo alcance mais preciso para atingir unidades de artilharia russas, um componente-chave dos planos de batalha de Moscou.
O movimento britânico foi coordenado com os Estados Unidos, que na semana passada se comprometeram a fornecer a Kiev sistemas avançados de foguetes.
O presidente russo, Vladimir Putin, alertou os EUA no domingo que a Rússia atacará novos alvos se o Ocidente fornecer mísseis de longo alcance à Ucrânia.
A Rússia atacou Kiev com mísseis pela primeira vez em mais de um mês no domingo. A Ucrânia disse que o ataque atingiu uma obra de reparo de vagões, enquanto Moscou afirmou que destruiu tanques enviados por países do Leste Europeu para a Ucrânia.