Bandeira ucraniana está hasteada sobre Chernobyl, diz operador nuclear
Hasteamento da bandeira aconteceu após a retirada das forças russas, disse a empresa estatal que supervisiona as usinas nucleares neste sábado (2)
A bandeira ucraniana foi hasteada sobre a usina nuclear de Chernobyl após a retirada das forças russas, disse a empresa estatal que supervisiona as usinas nucleares neste sábado (2).
“Hoje, 2 de abril, às 11h, a bandeira ucraniana foi hasteada sobre a central nuclear de Chernobyl e o hino foi cantado”, disse Energoatom em comunicado no Telegram.
“Toda a equipe da usina nuclear de Chernobyl, que trabalhou heroicamente nas duras condições da ocupação desde 24 de fevereiro e forneceu segurança nuclear e radiológica na estação e nas instalações próximas, estava presente na cerimônia”, acrescentou o comunicado.
Alguns antecedentes: Chernobyl foi o local do pior desastre nuclear do mundo em 1986.
Em 26 de abril daquele ano, uma explosão atingiu o reator nº 4 em Chernobyl, matando 30 pessoas imediatamente. Inúmeros outros morreram de sintomas de radiação nos anos que se seguiram.
No final de fevereiro, durante a primeira semana de invasão da Ucrânia pela Rússia, a usina e seu território ao redor caíram nas mãos das tropas russas.
No entanto, as tropas russas anunciaram sua intenção de sair e entregar o controle ao pessoal ucraniano, disse a Energoatom em comunicado na quinta-feira.
“Foi confirmado que os ocupantes, que tomaram a usina nuclear de Chernobyl e outras instalações na Zona de Exclusão, marcharam em duas colunas em direção à fronteira ucraniana com a República da Bielorrússia”, disse o comunicado publicado no Telegram.
Nathan Hodge, da CNN, contribuiu com esta reportagem.