Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Avó com demência fica feliz ao “conhecer” os netos todos os dias por causa da doença

    Síndrome de Wernicke-Korsakoff (SWK) pode ser ocasionada pelo consumo excessivo de álcool

    Avó que sofre de demência fica feliz toda vez que descobre que tem netos
    Avó que sofre de demência fica feliz toda vez que descobre que tem netos Reprodução/Instagram

    Bárbara Carvalhocolaboração para a CNN

    São Paulo

    Imagina acordar todos os dias e ficar feliz ao descobrir que é avó? O que poderia ser facilmente o roteiro de um filme é, na verdade, a história da australiana Josie Hunt, de 65 anos, portadora da Síndrome de Wernicke-Korsakoff (SWK).

    Diariamente, Jade Mead, filha de Hunt, leva as filhas Marli, de 3 anos, e Lottie, de 3 meses, para ver a avó, que sempre as recebe com abraços carinhosos e a frase “Jade, você não me disse que tinha filhos”.

    Em entrevista ao “DailyMail”, Jade revela que a surpresa diária da mãe não a deixa frustrada, muito menos a aborrece, e conta como lida com a situação.

    “Minha filha de três anos não faz perguntas, mas digo à ela que a ‘vovó sempre esquece'”.

    Jade também também diz que a irmã, Hayley Hunt, de 41 anos, também mãe de um bebê, passa pela mesma situação com a nãe.

    Nas redes sociais, inclusive, Jade fala sobre maternidade e também compartilha diversos momentos com a sua mãe, além de detalhar situações que enfrentam juntas. Seu último vídeo publicado já alcança quase 500 mil visualizações.

    Condição apareceu em 2020

    Jade conta que o problema teve início no ano de 2020, quando Josie retirou cerca de 80% do estômago, após uma cirurgia bariátrica. Contudo, como a avó fazia uso excessivo de álcool, inclusive nos meses seguintes à intervenção cirúrgica, rapidamente sua condição piorou e ela acabou sendo diagnosticada com a síndrome.

    A filha detalha que por conta do uso abusivo de álcool após o procedimento, nutrientes essenciais foram impedidos de chegar ao cérebro da mãe, causando danos irreversíveis e perda da memória de curto prazo.

    Atualmente, Josie Hunt, que segundo Jade sempre foi uma mãe amorosa, reside em uma casa de repouso, onde recebe diariamente o carinho das netas.

    Associação ao alcoolismo

    A Síndrome de Wernicke-Korsakoff (SWK), associada ao alcoolismo, é causada pela deficiência da vitamina B1. Ainda segundo o jornal, os sintomas da doença são:

    • Amnésia;
    • Tremor;
    • Coma;
    • Desorientação; e
    • Problemas de visão.