Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Avião com brasileiros que deixaram a Ucrânia chega ao Brasil

    Imagens da FAB mostram passageiros aplaudindo assim que a aeronave pousa na Base Aérea de Recife

    Desembarque de passageiros de dentro do avião da FAB em Recife, Pernambuco
    Desembarque de passageiros de dentro do avião da FAB em Recife, Pernambuco Reprodução/FAB

    Giovanna Galvanida CNN*

    em São Paulo

    A aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB), que viajou até Varsóvia, na Polônia, para buscar cidadãos brasileiros e estrangeiros que deixaram a Ucrânia em decorrência da guerra, voltou ao Brasil nesta quinta-feira (10).

    O momento do retorno e do desembarque dos passageiros foi compartilhado pela FAB nas redes sociais. Os passageiros aplaudem assim que o avião pousa na Base Aérea de Recife, capital pernambucana, às 6h44.

    No total, 42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos, um colombiano, 14 crianças, oito cachorros e dois gatos estão na aeronave. Há 14 crianças entre os cidadãos.

    Segundo a analista de política da CNN, Basília Rodrigues, o governo fez reuniões com companhias aéreas que irão transportar as pessoas aos seus destinos finais de Brasília, para onde a aeronave da FAB irá partir em seguida.

    Nomeada de Operação Repatriação, este foi o primeiro voo da FAB em direção à Europa para trazer brasileiros e outros cidadãos que deixaram a Ucrânia nos últimos dias após a invasão russa no território.

    A maioria dos refugiados dirige-se até a Polônia, país fronteiriço ao leste. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 2 milhões de pessoas já saíram da Ucrânia desde o início do conflito.

    Na ida, também foram enviadas 11,6 toneladas de medicamentos para atendimento emergencial, alimentos e itens de necessidade básica para ajuda humanitária.

    *Com informações de Anna Gabriela Costa, da CNN