Avião com brasileiros que deixaram a Ucrânia chega ao Brasil
Imagens da FAB mostram passageiros aplaudindo assim que a aeronave pousa na Base Aérea de Recife
A aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB), que viajou até Varsóvia, na Polônia, para buscar cidadãos brasileiros e estrangeiros que deixaram a Ucrânia em decorrência da guerra, voltou ao Brasil nesta quinta-feira (10).
O momento do retorno e do desembarque dos passageiros foi compartilhado pela FAB nas redes sociais. Os passageiros aplaudem assim que o avião pousa na Base Aérea de Recife, capital pernambucana, às 6h44.
No total, 42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos, um colombiano, 14 crianças, oito cachorros e dois gatos estão na aeronave. Há 14 crianças entre os cidadãos.
Segundo a analista de política da CNN, Basília Rodrigues, o governo fez reuniões com companhias aéreas que irão transportar as pessoas aos seus destinos finais de Brasília, para onde a aeronave da FAB irá partir em seguida.
#OperaçãoRepatriados Brasileiros repatriados desembarcando em solo pátrio. pic.twitter.com/rDmScKETyT
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) March 10, 2022
Nomeada de Operação Repatriação, este foi o primeiro voo da FAB em direção à Europa para trazer brasileiros e outros cidadãos que deixaram a Ucrânia nos últimos dias após a invasão russa no território.
A maioria dos refugiados dirige-se até a Polônia, país fronteiriço ao leste. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 2 milhões de pessoas já saíram da Ucrânia desde o início do conflito.
Na ida, também foram enviadas 11,6 toneladas de medicamentos para atendimento emergencial, alimentos e itens de necessidade básica para ajuda humanitária.
*Com informações de Anna Gabriela Costa, da CNN