Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Avião cai em linha de energia e equipes de resgate usam colheitadeira para salvar vítimas nos EUA

    Acidente com aeronave de pequeno porte aconteceu no domingo (27), em Maryland, deixando cerca de 120 mil pessoas sem energia; duas pessoas foram resgatadas com ferimentos graves, segundo os bombeiros

    Emma TuckerRashard RosePete Munteanda CNN*

    Um piloto e um passageiro que ficaram presos em um pequeno avião por quase sete horas depois que ele caiu no domingo (27) em linhas de energia no Condado de Montgomery, no estado americano de Maryland, foram resgatados, disse o chefe do Serviço de Bombeiros e Resgate do Condado de Montgomery, Scott Goldstein, na manhã desta segunda-feira (28).

    Ambos foram levados para o hospital com ferimentos graves, incluindo lesões ortopédicas e traumáticas do acidente e hipotermia, disse Goldstein.

    O resgate começou às 17h30 (horário local), quando as equipes responderam a relatos de um pequeno avião que havia voado contra as linhas de energia, de acordo com Pete Piringer, porta-voz chefe do Serviço de Bombeiros e Resgate do Condado de Montgomery.

    Quando as unidades chegaram ao local, encontraram um pequeno avião suspenso a cerca de 30 metros no ar após atingir a torre.

    O acidente de avião derrubou temporariamente a energia para mais de 100 mil pessoas. Pete Piringer/mcfrsPIO/Twitter

    O piloto foi identificado pela Polícia Estadual de Maryland como Patrick Merkle, 65, de Washington, DC. O passageiro é Jan Williams, 66, da Louisiana, disse a polícia estadual em um comunicado à imprensa.

    O corpo de bombeiros estava em comunicação com o piloto e o passageiro durante o resgate e as estradas próximas foram fechadas, de acordo com as autoridades. A cena do acidente fica a cerca de seis quilômetros a noroeste do Montgomery County Airpark, disse a polícia estadual.

    As equipes de resgate tiveram que esperar que a torre fosse “aterrada ou ligada” antes que pudessem chegar aos passageiros, disse Goldstein a repórteres na noite de domingo.

    Envolvia equipes subindo para colocar braçadeiras ou cabos nos fios para garantir que não houvesse eletricidade estática ou energia residual, disse o chefe. O avião também precisava ser preso à estrutura da torre, disse ele. O nevoeiro na área tornou as coisas mais complicadas, acrescentou, afetando a visibilidade.

    Um empreiteiro de serviços públicos terminou de aterrar as linhas de energia perto do avião às 23h30 (horário local), disse Goldstein, e o empreiteiro ajudou as equipes de resgate a proteger o avião nos próximos 45 minutos.

    As equipes de resgate checaram os ocupantes do avião regularmente e moderaram o uso de seus telefones celulares para conservar suas baterias, disse Goldstein.

    As equipes usaram uma plataforma elevatória – ou um elevador mecânico – para alcançar as pessoas presas, de acordo com fotos tuitadas por Piringer.

    A primeira pessoa foi retirada do avião às 12h25 e a segunda cerca de 10 minutos depois, disse Goldstein.

    Por volta das 4h da manhã de segunda-feira, o avião foi removido da torre e colocado no chão, Piringer twittou .

    Cerca de 120 mil clientes ficaram sem energia na noite de domingo após o acidente, mas todos os clientes afetados tiveram sua energia restaurada na manhã de segunda-feira, de acordo com a empresa de serviços públicos Pepco, que fornece serviço elétrico para cerca de 894 mil clientes em Washington, DC e arredores em Maryland. O Condado de Montgomery fica ao norte de Washington, DC.

    As escolas do condado de Montgomery serão fechadas na segunda-feira devido a quedas de energia, disseram autoridades distritais na noite de domingo.

    O distrito disse anteriormente que mais de 40 escolas no sistema de escolas públicas do condado de Montgomery e seis escritórios centrais estavam sem energia, afetando serviços como manutenção, ônibus e serviço de alimentação.

    Dois hospitais, MedStar Montgomery Medical Center e Holy Cross Hospital, operaram com capacidade limitada na noite de domingo devido à queda de energia, disse Goldstein.

    Funcionários da Administração Federal de Aviação e líderes da Polícia do Estado de Maryland estiveram no local, disse Goldstein na noite de domingo. A FAA colocou uma restrição de aeronaves durante os esforços de resgate, disse a polícia estadual.

    A FAA disse à CNN que o avião é um monomotor Mooney, que partiu do aeroporto de Westchester County, em Nova York. A agência investigará o incidente junto com o National Transportation Safety Board.

    William Smouse, que mora a cerca de um quilômetro de onde ocorreu o acidente, disse à afiliada da CNN WJLA na noite de domingo que estava saindo para jantar com seu filho quando viu “dois grandes flashes” e vários carros de bombeiros passando.

    Smouse disse que o incidente foi “bastante assustador” e sua casa está localizada em uma área onde aviões e jatos costumam passar.

    “Penso muito nisso, onde eles entram e, literalmente, estão 200 ou 300 pés acima de nós”, disse ele.

    *Tina Burnside e Holly Yan da CNN contribuíram para esta matéria.

    Tópicos