Autoridades declaram emergência em região do Chile por causa da chuva
Mais de 600 casas foram afetadas; moradores tiveram que ser retirados
As autoridades do Chile declararam desastre na terça-feira (11) na região chilena de Biobío devido a chuvas intensas que até agora deixaram pelo menos 680 casas afetadas.
O ministro do Interior, Manuel Monsalve, disse que as atenções estão voltadas especialmente para a comuna de Arauco, por causa do transbordamento do rio Pichilo, onde foi ordenada a desocupação preventiva dos moradores da região.
Monsalve ainda disse em uma coletiva de imprensa: “Entre 60 e 80 mm de chuva devem cair em menos de 24 horas. A previsão é de que essas chuvas fortes possam cair em um curto período de tempo, e também temos um alerta para ventos entre 60 e 80 km/hora, com rajadas que podem chegar a 90 km/hora”.
De acordo com as previsões meteorológicas, a frente de ar pode se estender para a região centro-sul do país até quinta-feira (13), quando as chuvas chegarão à região metropolitana de Santiago.
“Se você não precisa sair de casa, é melhor não sair. O trânsito fica mais perigoso. Há possibilidades de movimentos de massa nas colinas e também há risco nas costas devido às ondas gigantes”, disse Monsalve, que enfatizou que “não haverá limitações nos recursos para chegar às pessoas com ajuda”.
O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres informou que a região de Araucanía também registrou pequenos danos em algumas residências, como telhados arrancados e vazamentos.
Em relação às aulas em escolas e colégios, as autoridades locais em diferentes regiões decidiram suspender as aulas até que a frente de ar passe.