Autoridades alemãs apreendem apartamentos ligados a parlamentar russo
Apartamentos pertenciam a parlamentar na lista de sanções da União Europeia
Autoridades alemãs apreenderam três apartamentos em Munique ligados a um parlamentar russo na lista de sanções da União Europeia, disseram promotores estaduais nesta segunda-feira (20), no que dizem ser o primeiro confisco de imóveis na Alemanha desde o início da guerra Rússia-Ucrânia.
As propriedades privadas foram confiscadas a partir de 14 de junho, juntamente com uma conta bancária que recebia pagamentos mensais de aluguel de cerca de 3.500 euros (US$ 3.685), disse um comunicado do Ministério Público de Munique.
Os bens apreendidos estavam ligados a um membro da Duma do Estado, a câmara baixa do parlamento russo, e à esposa do homem, que é residente registrada na cidade do sul da Alemanha, acrescentou o comunicado.
A promotoria disse que as investigações começaram junto com a polícia e a autoridade financeira de Munique sobre a suspeita inicial de atividade criminosa.
O casal, identificado no comunicado apenas pelas iniciais L. e K., é proprietário de dois apartamentos e estaria alugando-os em violação às sanções impostas pela União Europeia para punir a Rússia por sua invasão da Ucrânia.
Os investigadores também descobriram que a mulher vinha gerando renda de um terceiro imóvel, do qual ela é a única proprietária, segundo o procurador do Estado.
Ela não está na lista de sanções pelo nome, como seu marido, mas ainda é considerada sancionada por associação sob a lei da UE, disseram os promotores.
Os inquilinos das propriedades estão autorizados a permanecer em suas casas, mas foram obrigados a parar de pagar aluguel aos proprietários, disse o comunicado.