Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Austrália diz que 230 baleias-piloto estão encalhadas na Tasmânia

    Especialistas em vida selvagem marinha planejam resgate dos animais

    Vista aérea do encalhe de baleias em massa perto de Macquarie Heads
    Vista aérea do encalhe de baleias em massa perto de Macquarie Heads Reprodução/ Governo da Tasmânia

    Praveen Menonda Reuters

    Especialistas em conservação marinha estavam correndo para o estado australiano da Tasmânia, nesta quarta-feira (21), para tentar resgatar um grupo de cerca de 230 baleias encalhadas na costa oeste, com autoridades temendo que metade delas já tenha morrido.

    Os animais, que parecem ser baleias-piloto, estão encalhados em Ocean Beach, informou o departamento de recursos naturais e meio ambiente da Tasmânia em comunicado.

    Especialistas em vida selvagem marinha avaliarão a cena para planejar uma resposta, disse o comunicado.

    Parece que cerca de metade dos animais estão vivos, acrescentou.

    “[A] resposta ao encalhe nesta área é complexa. Se for determinado que há necessidade de ajuda do público em geral, um pedido será feito por várias vias”, acrescentou.

    O encalhe ocorre poucos dias depois que mais de uma dúzia de cachalotes machos morreram em um encalhe em massa na Tasmânia.

    O estado também foi palco do maior encalhe da história moderna da Austrália há dois anos, envolvendo cerca de 500 baleias. As autoridades conseguiram resgatar cerca de 100 deles.

    A vizinha Nova Zelândia tem a maior taxa de encalhe de golfinhos e baleias do mundo, com centenas de mamíferos encalhados em suas costas a cada ano. Mas a razão pela qual eles ficam presos nas praias permanece um mistério.