Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Austrália comemora Páscoa sem novos casos de Covid-19

    País não relatou nenhuma infecção transmitida localmente; residentes comemoram data relativamente sem restrições

    Pessoas sentam na grama ao lado da praia em Byron Bay, na Austrália
    Pessoas sentam na grama ao lado da praia em Byron Bay, na Austrália Foto: James D. Morgan/Getty Images (3.abr.2021)

    Reuters

    Os australianos celebram a Páscoa neste domingo (4) relativamente sem restrições, já que o país não reportou nenhum novo caso de Covid-19 transmitido localmente. 

    O estado do Queensland, epicentro de um pequeno surto comunitário de Covid-19 recentemente, só teve uma infecção nos últimos três dias. A região ainda tem restrições para reuniões de pessoas. 

    Nas demais áreas, os australianos convergiram para as praias, aproveitando o clima quente na maior parte do país, ou se reuniram com a família, em um grande contraste em relação à Páscoa do ano passado, quando um lockdown nacional manteve as pessoas confinadas em casa. 

    Enquanto muitos países decretaram novos lockdowns ou redução dos serviços para a data comemorativa, na tentativa de conter a transmissão de uma terceira onda do coronavírus, as igrejas da Austrália estão abertas e muitos participaram de missas durante o feriado de quatro dias. 

    O cristianismo é a religião dominante no país, com 12 milhões de pessoas e 86% dos habitantes que se consideram religiosos se identificando como cristãos, de acordo com um censo de 2016. 

    A Austrália é um dos países mais bem-sucedidos na contenção da pandemia, com lockdowns rápidos, fechamento das fronteiras e o monitoramento ágil dos casos limitando os casos a pouco mais de 29,3 mil infecções e 909 mortes pela doença.

    O país teve menos sucesso, porém, na campanha de vacinação e não conseguiu atingir a meta para março de cerca de 3,3 milhões de doses, com estados e o governo federal discutindo sobre de quem é a culpa. O ministro da Saúde Greg Hunt disse neste domingo que o país está encaminhado para administrar a primeira dose da vacina em todos os habitantes que a desejarem até outubro. 

    “Como o estoque aumentou com a produção soberana da vacina, a distribuição também”,  disse. 

    A CSL Ltd. começou a produção de 50 milhões de doses da vacina de Oxford/Astrazeneca em Melbourne no mês de março. A maioria dos australianos deve receber esse imunizante.