Ataques russos danificam gasodutos na região de Luhansk, diz oficial ucraniano
Uma pessoa foi morta e três ficaram feridas no bombardeio, que danificou oleodutos nas cidades Severodonetsk e Lysychansk
Bombardeios durante a noite por forças russas danificaram gasodutos nas cidades ucranianas de Severodonetsk e Lysychansk, que ficam na região de Luhansk, disse uma autoridade local.
Uma pessoa foi morta e três ficaram feridas no bombardeio, que danificou oleodutos nas duas cidades, e também atingiu a cidade de Kreminna, segundo Serhii Haidai, chefe da administração regional de Luhansk, em um comunicado no Telegram.
“No final da noite, os bombeiros encontraram o corpo de um homem sem sinais de vida sob os escombros de uma das escolas vocacionais de Kreminna”, disse ele. “Três mulheres ficaram feridas como resultado do bombardeio em Lysychansk. Elas foram evacuadas da casa danificada e receberam cuidados médicos”.
Como consequência do ataque, o gasoduto central em Severodonetsk foi danificado. Está em andamento um trabalho para restaurar a infraestrutura de abastecimento de água, que também foi danificada.
Na sexta-feira (15), Haidai disse que o bombardeio em Severodonetsk danificou o sistema de abastecimento de água e destruiu dois depósitos de alimentos.
“Não há água e gás na cidade”, disse ele. “Um projétil inimigo também atingiu o gasoduto em Lysychansk, mas as consequências são menos significativas.”
O bombardeio ocorreu em meio a avisos de uma grande ofensiva russa no leste da Ucrânia nos próximos dias.