Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ataques iranianos devem ser vistos como “alerta para o mundo livre”, diz Zelensky

    “Nós conhecemos muito bem o horror de ataques semelhantes por parte da Rússia”, afirmou o presidente da Ucrânia

    O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante entrevista coletiva
    O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante entrevista coletiva 12/07/2023REUTERS/Kacper Pempel//Foto de arquivo

    Maria KostenkoRadina Gigovada CNN

    O som dos drones iranianos deve servir como um “chamado de despertar para o mundo livre”, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, neste domingo (14), depois que o Irã lançou um ataque sem precedentes com drones e mísseis em grande escala contra Israel na noite de sábado (13).

    “Nós, na Ucrânia, conhecemos muito bem o horror de ataques semelhantes por parte da Rússia”, que utiliza “as mesmas tácticas de ataques aéreos em massa”, disse Zelensky numa publicação nas redes sociais. “O som dos drones Shahed, uma ferramenta de terror, é o mesmo nos céus do Médio Oriente e da Europa.”

    “Este som deve servir como um alerta para o mundo livre, demonstrando que apenas a nossa unidade e determinação podem salvar vidas e impedir a propagação do terror em todo o mundo”, disse ele.

    Zelensky prosseguiu dizendo que as ações do Irã “ameaçam toda a região e o mundo, tal como as ações da Rússia ameaçam um conflito maior” e que “a colaboração óbvia entre os dois regimes na propagação do terror deve enfrentar uma resposta resoluta e unida do mundo”.

    “As palavras não param os drones e não interceptam mísseis. Somente a assistência tangível o faz”, sentenciou Zelensky. “É fundamental que o Congresso dos Estados Unidos tome as decisões necessárias para fortalecer os aliados da América neste momento crítico”, acrescentou.