Ataques aéreos e com mísseis russos aumentam em várias frentes, diz Defesa da Ucrânia
Avanço faz parte da tentativa inimiga de derrubar as defesas ucranianas e atingir infraestruturas importantes do país
O Ministério da Defesa da Ucrânia diz que as forças russas lançaram mísseis e ataques aéreos contra vários alvos em todo o país em uma tentativa de derrubar as defesas ucranianas e atingir infraestruturas importantes.
O coronel Oleksandr Motuzyanyk, porta-voz da pasta, afirmou que a Rússia está realizando “intensas operações de fogo e assalto ao longo de toda a linha de confronto de combate nas regiões de Donetsk e Luhansk”.
Sete aeronaves lançaram mísseis guiados de cima do Mar Negro e do Mar Cáspio, ao passo que os sistemas de mísseis costeiros na Crimeia também estavam ativos. No terreno, Motuzyanyk disse que os russos fizeram alguns avanços, inclusive ao norte de Sloviansk, onde avançavam na área de Sviatohirsk em direção ao rio Siverskiy Donets.
Ele disse que os russos estavam realizando um “reconhecimento de engenharia da área, preparando-se para a possível construção de uma barreira de água”, mas foram repelidos em outros distritos dessa frente.
Sloviansk é um dos principais alvos da operação russa, e as forças inimigas conseguiram se aproximar da cidade nas últimas semanas. Mais a leste, em Severodonetsk, Motuzyanyk disse que as unidades ucranianas estão retendo “a ofensiva do agressor russo, que busca cercar as tropas na área de Severodonetsk e Lysychansk, bem como bloquear as principais rotas logísticas”.
“As Forças Armadas da Ucrânia estão lutando arduamente contra os ocupantes nas partes leste e central da cidade. O inimigo não poupa nem pessoas nem equipamentos. Com o apoio da artilharia, o inimigo realiza operações de assalto para atingir seu objetivo de tomar o controle da cidade”, explicou.
Os russos também continuam os esforços para romper as linhas ucranianas que defendem a rota entre Lysychansk e Bakhmut, mas foram impedidos. Mais ao sul, uma tentativa de romper em direção à fronteira da região de Donetsk foi frustrada. As forças ucranianas “infligiram pesadas perdas e forçaram vários grupos de sabotagem inimigos a recuar” enquanto tentavam chegar aos assentamentos de Rivnopol e Novosilka, perto da fronteira regional com Zaporizhzhia.
Na região norte de Kharkiv, Motuzyanyk disse que o fogo inimigo continuou contra os assentamentos ao norte e leste da capital, em um esforço para impedir que as forças ucranianas chegassem à fronteira com a Rússia.
No sul, os russos parecem estar tentando recuperar o terreno perdido para uma ofensiva ucraniana na semana passada. Motuzyanyk disse que as tropas ucranianas estavam impedindo um contra-ataque russo perto dos assentamentos de Lozove e Bila Krynytsia. Na mesma região, tropas inimigas dispararam contra posições ucranianas ao longo de toda a linha de contato entre Mykolaiv e Kherson, apontou o coronel.