Capital da Ucrânia é alvo de novos ataques neste sábado (26)
Após calmaria durante a madrugada, testemunhas voltaram a ouvir tiros e explosões em Kiev
Explosões foram vistas e ouvidas em partes da capital da Ucrânia, Kiev, após dias de intensos combates e explosões nos subúrbios, quando as forças russas se aproximavam da cidade.
No início deste sábado (26), vídeos de testemunhas mostram explosões ocorrendo em uma área a noroeste de Kiev. Há uma base militar na área. Na sexta, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, havia dado uma declaração na qual previa que a noite seria “muito difícil” na capital.
Equipes da CNN na capital também relataram ter ouvido explosões altas a oeste e sul da cidade. Pouco depois, o Serviço Estatal de Comunicações Especiais da Ucrânia disse que os confrontos também estão em andamento em um subúrbio do leste.
As forças russas avançam em direção a Kiev tanto pelo norte, quanto pelo leste. Os ataques foram intensificados perto das 2h do horário local (21h do horário de Brasília).
Equipes da CNN norte-americana na capital ucraniana relataram fortes explosões a oeste e sul de Kiev nas primeiras horas do sábado. O céu, ainda escuro, iluminou-se com uma série de clarões no horizonte.
O Serviço Estatal de Comunicações Especiais da Ucrânia afirmou, no início do sábado, que os confrontos estavam em andamento em um subúrbio a leste da capital Kiev.
Perto das 5h do horário local (meia-noite no horário de Brasília), a situação ficou mais calma, sem que explosões fossem ouvidas.
A calmaria, porém, durou pouco. Às 6h (1h no horário de Brasília), os relatos davam conta de que houve novas explosões e tiroteios. Segundo equipes de reportagem no local, os confrontos vêm da região sudeste de Kiev.
De acordo com o governo ucraniano, um tanque e aeronaves do exército russo foram destruídas no combate desta madrugada.
Na manhã de sábado (26) na Ucrânia, o Estado-maior das forças armadas informou que havia também ataques em outras cidades.
Após os combates ativos na capital, um Assessor presidencial ucraniano disse que situação estava “sob controle” nos subúrbios e arredores de Kiev.
Prédio é atingido em Kiev
Após os ataques da madrugada de sábado (26), o prefeito da capital ucraniana, Kiev, afirmou que um prédio residencial foi atingido por um míssil.
De acordo com Vitaliy Klitschko, as equipes de emergência se dirigiram ao local. Não há informações de vítimas ou as circustâncias do possível ataque.
Confronto em Vasilkiv
A prefeita da cidade de Vasilkiv, Natalia Balasynovich, afirmou que uma “luta feroz” ocorre na cidade, localizada a cerca de 35 quilômetros ao sul de Kiev.
Ela acrescentou que houve perdas no lado ucraniano: “muitos feridos. Infelizmente, eles estão na casa dos 200”.
A CNN não conseguiu verificar os relatórios de forma independente.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”697682″ title_galeria=”Rússia ataca a Ucrânia durante a madrugada desta quinta”/]