Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ataque de hackers afeta operações em grande rede de hospitais dos EUA

    Sistema de saúde que inclui 140 hospitais e 40 instalações para idosos em 19 estados

    Um ataque cibernético interrompeu as “operações clínicas” na Ascension, uma importante organização sem fins lucrativos de saúde, forçando-a a tomar medidas para minimizar qualquer impacto no atendimento ao paciente, disse um porta-voz da Ascension à CNN.
    Um ataque cibernético interrompeu as “operações clínicas” na Ascension, uma importante organização sem fins lucrativos de saúde, forçando-a a tomar medidas para minimizar qualquer impacto no atendimento ao paciente, disse um porta-voz da Ascension à CNN. RUNSTUDIO/The Image Bank RF/Getty Images via CNN Newsource

    Sean Lyngaasda CNN

    Um ataque cibernético interrompeu as “operações clínicas” na Ascension, uma importante organização de saúde sem fins lucrativos dos Estados Unidos, que teve que tomar medidas para minimizar o impacto no atendimento aos pacientes, disse um porta-voz da Ascension à CNN na quarta-feira (8).

    “Houve uma interrupção nas operações clínicas e continuamos a avaliar o impacto e a duração da interrupção”, afirmou o comunicado da Ascension, um sistema de saúde que inclui 140 hospitais e 40 instalações para idosos em 19 estados. A Ascension recomendou que seus clientes cortassem temporariamente as conexões de rede  enquanto o incidente estava sendo resolvido, de acordo com o comunicado.

    A organização sem fins lucrativos “detectou atividades incomuns” em alguns de seus sistemas de computador na quarta-feira, o que levou a uma investigação e notificação às “autoridades competentes”, disse o porta-voz da Ascension em um comunicado enviado por e-mail.

    A Ascension “iniciou procedimentos para garantir que a prestação de cuidados ao paciente continue a ser segura e com o mínimo impacto possível”, disse o porta-voz.

    Se algum dado sensível do paciente for comprometido no ataque, a Ascension notificará os afetados, disse a organização sem fins lucrativos.

    O porta-voz da Ascension não respondeu imediatamente às perguntas sobre se o incidente envolvia ransomware, que bloqueia computadores para que os hackers possam exigir uma taxa.

    Os prestadores de cuidados de saúde nos EUA sofreram numerosos ataques de ransomware nos últimos anos, alguns dos quais interromperam o atendimento aos pacientes e custaram aos prestadores de saúde milhões, se não milhares de milhões, de dólares.

    Um ataque de ransomware em fevereiro a uma subsidiária do gigante dos cuidados de saúde UnitedHealth Group causou perturbações nas faturas de farmácias nos EUA e ameaçou tirar alguns prestadores de cuidados de saúde do mercado.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original